(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Superlua fica visível em todo o País; entenda o fenômeno

As superluas são visíveis quando as luas cheias ocorrem próximas do perigeu, que é o ponto mais próximo que a lua atinge em relação à Terra.


postado em 16/10/2016 19:13 / atualizado em 16/10/2016 22:48

A lua vai parecer maior, não apenas devido à ocorrência de superlua, mas também porque estará mais próxima do horizonte, quando ocorre um efeito extra de ampliação.(foto: Reprodução/Youtube Nasa)
A lua vai parecer maior, não apenas devido à ocorrência de superlua, mas também porque estará mais próxima do horizonte, quando ocorre um efeito extra de ampliação. (foto: Reprodução/Youtube Nasa)

Está visível em todo o País neste domingo, 16, a chamada superlua. O melhor momento para a observação, sem necessidade de binóculos ou lunetas, foi logo que o satélite surgiu no céu. Mas se você não tiver tempo, se a chuva atrapalhar ou não estiver em um local que favoreça a observação, não se preocupe: todas as luas cheias que restam neste ano apresentarão o fenômeno ­- em 14 de novembro e 14 de dezembro.

Neste domingo, o fenômeno é realçado pelo fato de a lua estar mais próxima do horizonte, o que resulta em um efeito extra de ampliação. Segundo especialistas, não se trata de um efeito ótico, mas apenas mental ­ - ou seja, o cérebro cria uma imagem de uma lua maior.

Esse fenômeno acontece quando as luas cheias ocorrem próximas do perigeu, ponto mais próximo que o satélite atinge em relação à Terra. O tamanho e o brilho do evento, que ocorre em média seis vezes por ano (também em luas novas), é variável.

Superlua vista de Venda Nova, em Belo Horizonte, em setembro.(foto: Beto Novaes/EM/D.A PRESS )
Superlua vista de Venda Nova, em Belo Horizonte, em setembro. (foto: Beto Novaes/EM/D.A PRESS )
 

Nas redes sociais muitas pessoas  postaram imagens do fenômeno e algumas lamentam não terem equipamentos capazes de captar com boa qualidade o que estão vendo.

 

A Dama Da Noite está linda hoje!!! SuperLua... #domingo #superlua #luacheia

Uma foto publicada por Lucas Bolívar (@lucas_bolivar) em

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)