(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Citronela no combate à dengue


postado em 18/03/2016 09:31

Sorocaba, 18 - Três cidades do interior de São Paulo que apostaram na distribuição de mudas de citronela, planta repelente de insetos, tiveram redução nos casos de dengue.

Em Tupã, no oeste paulista, o número caiu de 640 casos notificados nos dois primeiros meses de 2015 para 81 neste ano. Em Guararapes, a queda foi ainda maior, de 2.229 casos no mesmo período do ano passado para 54 neste ano.

Sorocaba teve uma redução de 20.255 para 1.919 notificações. De acordo com as prefeituras, mesmo com o uso da citronela pelos moradores, medidas de controle do mosquito Aedes aegypti foram intensificadas.

A Secretaria de Saúde de Tupã passou a distribuir as mudas e orientar o plantio em 2013, quando a cidade teve uma epidemia de dengue. Em muitos bairros, foram criados polos de multiplicação da planta. A cidade também fornece orientação para o plantio - o raio de ação da planta como repelente limita-se a seis metros. As escolas do município aderiram ao projeto e 5 mil mudas foram distribuídas para alunos, em palestras sobre cuidados com a dengue. Os estudantes fizeram o plantio em casa ou em áreas verdes da cidade.

Em Guararapes, além do plantio nas casas, a citronela virou adereço de uso feminino. Um fabricante desenvolveu pulseiras com os componentes da planta.

Segundo o biólogo Paulo César Cunha, a citronela é parecida com a erva cidreira, mas não deve ser ingerida. Suas folhas têm componentes como o aldeído citronela e o geraniol, que são princípios ativos para repelentes naturais.

As informações são do jornal

O Estado de S. Paulo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)