(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Putin diz que Zika vírus é "porcaria vinda da América Latina"


postado em 27/01/2016 15:51

(foto: AFP PHOTO / SPUTNIK / MIKHAIL KLIMENTYEV )
(foto: AFP PHOTO / SPUTNIK / MIKHAIL KLIMENTYEV )

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, classificou o Zika vírus como “porcaria vinda América Latina” durante entrevista coletiva nesta quarta-feira. Ainda segundo ele, é necessário ter “extrema cautela” com a propagação da doença. Segundo Putin, apesar de o mosquito não conseguir sobrevoar o mar para chegar até a Europa, as pessoas podem trazer o vírus.

O zika vírus, transmitido por mosquitos e suspeito de provocar más-formações fetais, deve atingir todo o continente americano, com exceção do Canadá e Chile, advertiu a Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a organização o vírus já está presente em 21 dos 55 países e territórios das Américas, afirma a OMS em um comunicado.

O zika, quando acomete uma mulher grávida, está sendo associado a casos de microcefalia nos bebês, que nascem com uma caixa craniana particularmente pequena.

A OMS informou que o método de prevenção mais eficaz é manter-se longe das áreas com água parada, onde os mosquitos afluem, e se proteger com repelentes, assim que dormir com mosquiteiros.

Segundo a OMS, o vírus se transmite pelo sangue. Se descreveu um possível caso de transmissão sexual entre duas pessoas", indicou a OMS, que destacou a necessidade de mais testes para comprovar a hipótese.

Não há cura nem vacina contra o zika, apenas tratamentos para os sintomas. Suas manifestações são mais frequentemente do tipo gripal (febre, dor de cabeça, dores no corpo) com erupções cutâneas, e se manifestam entre 3 a 12 dias após a picada do mosquito.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)