(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Incêndio de grandes proporções atinge o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo

Patrimônio histórico, o prédio foi construído no século 19 e é dividido em três andares; bombeiro que teria ajudado no combate às chamas morreu


postado em 21/12/2015 16:46 / atualizado em 21/12/2015 18:36

(foto: AFP PHOTO/Miguel SCHINCARIOL )
(foto: AFP PHOTO/Miguel SCHINCARIOL )

O Museu da Língua Portuguesa é atingido por um incêndio de grandes proporções na tarde desta segunda-feira, na Região Central de São Paulo. As chamas consomem rapidamente o edifício histórico e dezenas de militares do Corpo de Bombeiros atuam no combate ao fogo. Ainda não há informações sobre vítimas, mas o espaço não estava aberto ao público.

Aberto desde 2006 como espaço dedicado à valorização e difusão do nosso idioma, o museu recebeu investimento de cerca de R$ 37 milhões, gastos com obras de restauração do Prédio da Estação da Luz, financiamento de criação e pesquisa. Patrimônio histórico, o prédio foi construído no século 19.

Dividido em três andares, o museu ocupa uma área de mais de 4,3 mil metros quadrados. No primeiro andar, fica a sala destinada a exposições temporárias, a administração e uma sala de aula. No segundo piso, mostras fixas, com projeções de filmes, totens dedicados às influências das línguas e povos para a formação do português falado no Brasil, uma linha do tempo sobre o idioma, além de painéis que recontam a história do edifício sede da Estação da Luz. Já o terceiro piso, aparentemente o mais atingido pelas chamas, tem um auditório e outro grande espaço para exposições.

Ainda não se sabe as dimensões dos danos provocados à estrutura do edifício ou ao acervo do museu. O fogo foi controlado pouco depois das 18h.
 
MORTE Por volta das 18h30, foi confirmada a morte de um bombeiro que teria ajudado no combate às chamas. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)