(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Escolas públicas são maiores consumidoras de orgânicos


postado em 19/04/2015 06:00 / atualizado em 19/04/2015 09:00

Os maiores consumidores do arroz produzido sem veneno no Brasil não estão nos bairros caros das grandes cidades, mas nas escolas da rede pública de ensino. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que adquire alimentos para a merenda, é o maior comprador do produto. Outra particularidade é que praticamente a totalidade da produção de arroz orgânico sai de assentamentos da reforma agrária do Rio Grande do Sul. Um deles é no município de Eldorado, a 15 quilômetros de Porto Alegre. Lá, as compras institucionais representam mais de 50% das vendas dos agricultores, organizados em cooperativas.


A safra deve render 2 milhões de quilos, produzidos por mais de 500 famílias de assentados na Região Metropolitana de Porto Alegre. A área plantada com arroz orgânico certificado é de 4.500 hectares. A produtividade das lavouras chega a 5 mil quilos por hectare.


De acordo com dados do Instituto Riograndense do Arroz (Irga), a produtividade da lavoura convencional é cerca de 50% maior, chegando a 7,5 mil quilos por hectare. O custo, porém, é três vezes maior, o que torna o orgânico muito mais rentável. Os produtores de arroz convencional reclamam que os custos de produção praticamente não deixam margem de lucro para o produtor. A grande diferença nas planilhas de custo se devem aos insumos químicos a que o produtor convencional fica atrelado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)