(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Rio Grande do Sul tem 121 municípios em situação de emergência


postado em 08/07/2014 10:34

Mais de 20 mil pessoas ainda estão desabrigadas devido a enxurradas e alagamentos no estado(foto: Divulgação/Defesa Civil do Rio Grande do Sul)
Mais de 20 mil pessoas ainda estão desabrigadas devido a enxurradas e alagamentos no estado (foto: Divulgação/Defesa Civil do Rio Grande do Sul)

Subiu para 145 o número de municípios atingidos pela chuva no Rio Grande do Sul, dos quais 121 estão em situação de emergência. Iraí e Barra do Guarita decretaram estado de calamidade pública. Segundo o boletim da Defesa Civil Estadual, divulgado nesta terça-feira (8), 20.436 pessoas continuam fora de casa devido a enxurradas e alagamentos. Desse total, 18.668 estão desalojadas e foram para as casas de parentes e amigos e 1.768 estão em abrigos públicos.

Os temporais causaram duas mortes: de José Lindomar da Silva, em Jacutinga, e Eracildo Luiz Assmann, 56 anos, em Arroio do Tigre. Paula Thon, 23 anos, continua desaparecida em Arroio do Tigre, onde os bombeiros fazem buscas.

Barra do Quaraí, Itaqui, São Borja e Uruguaiana, na fronteira oeste, têm 18.767 moradores fora de casa devido à cheia do Rio Uruguai. Em Iraí, no norte do estado, 700 pessoas precisaram sair de suas residências por causa do transbordamento do Rio do Mel.

O governo estadual publicou, nessa segunda-feira (7), decreto de situação de emergência em 13 trechos de rodovias estaduais afetados por deslizamentos e inundações nos meses de junho e julho. A medida visa a agilizar o repasse de verbas para a recuperação das estradas. Os recursos necessários somam R$ 38 milhões, segundo o governo do estado.

De acordo com a Somar Meteorologia, o tempo seco vai predominar em todo o estado ao longo desta semana. A frente fria que causou os temporais na última semana se afastou do Rio Grande do Sul e uma massa de ar seco predomina em todo o território gaúcho.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)