Publicidade

Estado de Minas

Dilma anuncia apoio para reconstrução de cidades atingidas pelas chuvas no RS


postado em 04/07/2014 17:56
http://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2014/07/04/interna_nacional,545517/dilma-anuncia-apoio-para-reconstrucao-de-cidades-atingidas-pelas-chuvas-no-rs.shtml


A presidenta Dilma Rousseff informou nesta sexta-feira (4) que o governo federal vai apoiar a reconstrução das áreas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito durante reunião com a participação de prefeitos de 14 cidades gaúchas atingidas, do governador Tarso Genro e ministros, em Porto Alegre.

Tarso Genro explicou que a presidenta Dilma colocou à disposição recursos do governo federal para as ações atuais e também para a fase de recuperação, quando os prefeitos farão um levantamento dos prejuízos materiais. “O que combinamos é passar recursos diretamente para os prefeitos, para eles comprarem, utilizarem e repassarem imediatamente combustível, pois estão aparelhados com patrolas, motoniveladoras que foram distribuídas pelo governo federal”. Participaram da reunião os ministros da Integração Nacional, Francisco Teixeira; da Saúde, Arthur Chioro; e do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto.

“Passamos agora nessa reunião para uma segunda fase que é o restabelecimento e vamos receber os pedidos [do governador e de prefeitos] e, com certeza, o governo federal fará o atendimento necessário para que os governos do estado e municípios possam atender a população atingida”, disse o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira Júnior, que também parcitipou da reunião.

As enchentes no Rio Grande do Sul deixaram até agora 67 municípios em situação de emergência e dois, Iraí e Barra do Guarita, em estado de calamidade pública. Balanço divulgado pela Defesa Civil do estado no final desta manhã estima que 15.670 pessoas estão fora de casa, sendo 1.624 desabrigadas e 14.046 desalojadas.

*Com informações do Blog do Planalto

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade