(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Blindados e viaturas chegam ao Rio para dar apoio às UPPs


postado em 02/07/2014 15:16


Para dar apoio às operações das polícias Civil e Militar em áreas de conflito no Rio, o governador Luiz Fernando Pezão entregou nesta qaurta-feira (2), oito novos veículos táticos blindados e 300 viaturas destinadas às unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). As novas viaturas vão reforçar a frota atual de 567 veículos que atende a 38 UPPs e a Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), levando mais conforto aos agentes de segurança da política de pacificação implantada nos últimos anos pelo governo do Rio.

De acordo com o governador Luiz Fernando Pezão, os veículos táticos blindados estarão prontos para serem usados, nos próximos dias, nas operações diárias contra o crime organizado.

"Eles já estão adaptados, são moderníssimos. É impressionante a tecnologia que tem de filmagem, além dos capacetes. É aquele investimento que a gente vem fazendo cada vez mais em tecnologia e inteligência para auxiliar no combate a criminalidade", disse.

Os veículos táticos blindados serão usados para o transporte de tropas e vão reequipar três unidades especializadas: o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Choque da Polícia Militar; e a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Polícia Civil. Os blindados foram fabricados por uma empresa sul-africana e têm capacidade para transportar 12 policiais.

Segundo o secretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame os veículos já estão sendo destinados para as duas corporações e devem estar prontos para serem usados em uma semana.

"Os funcionários da empresa fabricante estão aplicando um pequeno curso. É um carro hidramático, tem todo um sistema contra incêndio. Os policiais das forças vão trabalhar com tranquilidade, mais conforto, terão ar-condicionado e espaço suficiente para qualquer tipo de movimento", explicou.

Beltrame disse que esta medida representa mais um passo dado pelo governo, que buscou soluções específicas em outros países, para a realidade do estado do Rio, junto com as exigências feitas pelas forças especiais. Ele avaliou que com a chegada dos novos carros os resultados serão positivos. O policial que estiver dentro do equipamento terá mais tranquilidade e serenidade para raciocinar antes de agir.

Algumas comunidades já foram escolhidas para receber os novos carros, entre elas, os Complexos do Alemão, da Penha e Rocinha que enfrentaram problemas recentemente. De acordo com o coordenador das UPPs, coronel Frederico Caldas a distribuição foi feita levando em consideração alguns critérios, dentre eles, as UPPs que têm maior extensão física.

"Já que as nossas viaturas rodam em um terreno muitas vezes acidentado, com ladeiras muito altas, ruas esburacadas, nem sempre pavimentadas é muito importante ter uma viatura nova dando mobilidade e visibilidade maior. A chegada desses veículos representa para nós uma dinâmica diferente, dá uma tranquilidade maior para o policial e também, representa melhor qualidade de vida no trabalho, na medida em que ele tem uma viatura nova, tem condições melhores de segurança", disse.

Segundo Caldas, com a chegada das viaturas, a polícia vai ganhar uma maior visibilidade e vai reforçar o cinturão de segurança em torno das UPPs, que começou a ser feito em algumas comunidades, no inicio da Copa do Mundo.

"As vezes as nossas UPPs estão posicionadas em corredores estratégicos importantes. Vou destacar aqui a da Cidade de Deus, que é um corredor importante para o Complexo do Alemão, pela proximidade com a Linha Amarela. A chegada dessas viaturas é de fundamental importância", explicou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)