(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeito de Natal decretará estado de calamidade pública


postado em 15/06/2014 19:50 / atualizado em 16/06/2014 07:42

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT), decretará nesta segunda-feira (16) calamidade pública na cidade. As fortes chuvas que caíram no município, desde a última sexta-feira, causaram grandes estragos e deixaram centenas de pessoas desabrigadas. Nesse domingo, o clima era de tristeza na capital potiguar. Ainda não há um número preciso de famílias desabrigadas, mas a estimativa é que mais de 100 estejam nessa situação. Elas estão sendo levadas para uma escola no bairro de Mãe Luíza e de Santos Reis, zona Leste, e para o ginásio Nélio Dias, na zona Norte.

A estimativa inicial é que nas últimas 72 horas choveu mais de 300 milímetros em Natal. Uma grande campanha de doação de lençol e donativos está sendo feita. A situação mais crítica está nos bairros de Mãe Luíza e Areia Preta, zona Leste da capital.

A estimativa da Prefeitura é que 65 casas já foram desocupadas e dois prédios, evacuados. Os edifícios estão localizados em área nobre da cidade e têm como residentes integrantes da classe média alta. Em nota a Prefeitura de Natal esclareceu que a desocupação das casas e dos dois prédios foi solicitação do Corpo de Bombeiros. "Diante da situação, equipes da prefeitura estão trabalhando no local no atendimento das famílias que tiveram que ser evacuadas. Por precaução, a orientação da Defesa Civil do município e do Corpo de Bombeiros foi pela evacuação de dois edifícios na praia de Areia Preta que ficam ao lado da escadaria que rompeu, cujo terreno cedeu, carregando uma grande quantidade de material para a avenida Silvio Pedroza", diz um dos trechos da nota oficial da Prefeitura.

A situação foi agravada ainda mais devido às lagoas de captação; quatro delas não suportaram o grande volume de água e transbordaram, inundando 30 casas nas zonas Sul e Oeste de Natal.

Neste domingo, o prefeito Carlos Eduardo manteve novas reuniões com os secretários e visitou os locais atingidos pelas chuvas ao lado do presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Henrique Eduardo Alves. O deputado já telefonou para o ministro da Integração Nacional, Francisco José Teixeira Coelho, e pediu a presença urgente de técnicos da Defesa Civil nacional em Natal.

As chuvas também atingiram as obras de mobilidade, que ainda não foram concluídas na cidade. O túnel na Rua Raimundo Chaves, no bairro de Candelária, na zona Sul, ficou alagado. A obra estava prevista para ter a liberação de tráfego neste final de semana.

Copa 

Mesmo com as fortes chuvas, a seleção dos Estados Unidos, que enfrentará nesta segunda-feira o time de Gana, em Natal, manteve o treino de reconhecimento no Arena das Dunas. Os norte-americanos chegaram ao estádio com um forte esquema de segurança.

Já os jogadores de Gana farão o treino no final da tarde deste domingo no Arena das Dunas.

Com as grandes chuvas, o evento Fifa Fan Fest, que ocorre na praia do Forte, em Natal, foi cancelado hoje pelo terceiro dia consecutivo.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)