Publicidade

Estado de Minas

Rio deve receber mais de meio milhão de turistas durante a Copa

Maioria dos turistas serão brasileiros, 3,1 milhões contra 600 mil estrangeiros


postado em 14/05/2014 16:59 / atualizado em 14/05/2014 17:11

Vista do Maracanã, com a estátua do Cristo Redentor à frente. Jogos importantes e potencial turístico tornam a cidade na mais visitada da copa(foto: YASUYOSHI CHIBA/AFP)
Vista do Maracanã, com a estátua do Cristo Redentor à frente. Jogos importantes e potencial turístico tornam a cidade na mais visitada da copa (foto: YASUYOSHI CHIBA/AFP)

O Rio de Janeiro deve receber cerca de 544 mil visitantes durante a Copa do Mundo e será o estado com o maior número de turistas nesse período. É o que aponta a estimativa do Ministério do Turismo sobre os turistas brasileiros e estrangeiros esperados para o Mundial, que começa em 16 de junho e termina em 13 julho. Esses turistas devem gastar cerca de R$ 1 bilhão.

Ao todo 3,7 milhões de pessoas estarão em trânsito pelo país e devem deixar um total de R$ 6,7 bilhões ao longo dos jogos na economia do turismo. A maioria dos turistas, 3,1 milhões, será composta de brasileiros, enquanto os estrangeiros devem somar 600 mil ao todo.

O ministério acredita que o total da movimentação financeira no turismo pode mais que dobrar, pois a pesquisa não inclui a movimentação indireta e induzida desses desembolsos, que têm efeito multiplicador na economia brasileira.

A projeção considerou o gasto médio do turista na Copa das Confederações, realizada no ano passado, e a proporção de pessoas hospedadas na casa de parentes e amigos durante o evento. Também foram utilizados dados sobre os gastos médios dos turistas brasileiros do estudo de demanda turística nacional e de estrangeiros da demanda turística internacional.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade