Publicidade

Estado de Minas

No cinema e na TV, Wilker criou personagens memoráveis


postado em 05/04/2014 12:31

São Paulo, 05 - Vitimado por uma parada cardíaca na manhã deste sábado, o ator e diretor José Wilker nasceu em 20 de Agosto de 1947 em Juazeiro do Norte (CE). Ele começou a carreira de ator como membro do Movimento de Cultura Popular no Recife. Já radicado no Rio de Janeiro, seu primeiro papel no cinema foi no filme 'A Falecida' ao lado de Fernanda Montenegro. Wilker, entretanto, ganhou grande destaque ao lado de Sônia Braga em 'Dona Flor e seus dois maridos' de 1976.

O ator criou também personagens memoráveis na televisão, como Rodrigo, que era protagonista de 'Anjo Mau', e Roque Santeiro na novela de mesmo nome de 1985. Como ator chegou a participar de produções internacionais, atuando até ao lado de Sean Connery no filme 'O curandeiro da Selva'. Frequente comentarista do Oscar na TV, também era crítico de cinema.

Em 1996 ele lançou um livro chamado 'Como Deixar um Relógio Emocionado', que compilou várias de suas críticas. Em 2004, Wilker interpretou o ex-bicheiro Giovanni Improtta em 'Senhora do Destino'. O personagem, depois seria levado ao cinema no último filme dirigido por ele próprio.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade