(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Presos começam a ser transferidos do Maranhão


postado em 21/01/2014 10:22

O governo do Maranhão iniciou ontem a transferência de detentos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, para presídios federais de segurança máxima. Por questão de segurança, a Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) não informou o número, nem o nome dos presos que foram levados para outros presídios em avião da Polícia Federal.

Entretanto, o Ministério da Justiça havia confirmado à Agência Brasil na última sexta-feira que, da lista com nome de 35 presos encaminhada pelo governo do Maranhão para transferência, apenas nove atendiam às exigências do Decreto 6.877/2009 e estavam aptos a ser transferidos agora para o sistema penitenciário federal.

A Justiça maranhense já havia autorizado a transferência de dois dos nove detidos, faltando apenas o aval da Justiça Federal para que fossem remanejados os demais. Eles aguardarão pronunciamento do juiz estadual.

As vagas em presídios federais para líderes de facções criminosas do Maranhão fazem parte do conjunto de medidas anunciadas pelo governo estadual e pelo Ministério da Justiça, para conter a violência dentro e fora dos presídios locais.

Entre as ações propostas no acordo, está também o atendimento e a capacitação dos profissionais que trabalham nos presídios. Atualmente, policiais militares e agentes da Força Nacional reforçam a segurança do sistema prisional de todo o estado.

Denúncia - O Ministério Público do Maranhão denunciou por homicídio sete pessoas acusadas de incendiar um ônibus no bairro Vila Sarney Filho, em São José de Ribamar, na Grande São Luís, no último dia 3. No ataque, a menina Ana Clara Santos Souza, 6, saiu com 95% do corpo queimado e morreu dois dias depois. Outras quatro pessoas ficaram feridas no incêndio.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)