(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

MP processa suspeito de criar fraude no ISS em SP


postado em 03/12/2013 08:11

O Ministério Público Estadual (MPE) de São Paulo instaurou nesta segunda-feira, 2, ação civil pública por improbidade administrativa e enriquecimento ilícito contra o auditor Amílcar José Cançado Lemos. Suspeito de ser o criador de esquema de fraude no Imposto sobre Serviços (ISS) da capital paulista que pode ter causado prejuízo de R$ 500 milhões aos cofres municipais, Lemos é o primeiro a ter de responder judicialmente pelo caso.


De acordo com a ação proposta pela Promotoria de Patrimônio Público e Social da Capital, os bens dele correspondem a 125 vezes a remuneração mensal bruta na Prefeitura. O levantamento não contabiliza os imóveis que foram vendidos. Há a suspeita de que o dinheiro pode ter sido usado para comprar outros bens ou ter sido depositado em conta bancária ou da empresa de Lemos, a administradora de bens Alicam. A empresa também é alvo da ação do MPE.

A Controladoria-Geral do Município (CGM) abriu sindicância contra o auditor ao notar o patrimônio elevado e também a propriedade de bens em sociedade com auditores investigados, como Luis Alexandre Cardoso de Magalhães, que delatou o esquema ao MPE.

Magalhães afirmou em depoimento que em 2008 Lemos passou a chefiar o setor responsável pelo ISS. Pelo relato, ele recebia, em média, R$ 60 mil de propina por empreendimento aprovado. Magalhães afirmou que havia sido Lemos o responsável pela “padronização” da propina, com 50% de desconto para as empresas, 10% da propina para o despachante e 30% para os fiscais. Os 10% que sobravam eram pagos à Prefeitura.

O depoimento afirma que ele se desentendeu com os outros auditores fiscais e foi tirado do esquema. Por isso, diz o relato, teria feito diversas denúncias contra a quadrilha formada por Magalhães e os também auditores Carlos di Lallo Leite do Amaral, Eduardo Horle Barcellos e Ronilson Bezerra Rodrigues, que assumiu, posteriormente, a chefia do esquema.

O MPE suspeita que o dinheiro e os bens comprados foram usados para a integralização da Alicam, da qual as duas filhas dele também são sócias. Testemunha ouvida pela Promotoria afirma que a propina era de conhecimento de toda a família de Lemos. “A testemunha disse ainda que o auditor fiscal conversava sobre a propina na presença das filhas e que sua mulher ajudava a contar e dividir o produto da corrupção recebido das construtoras”, afirma nota do MPE.

No Facebook, Lemos compartilha fotos de viagens internacionais em motos Harley Davidson. Na última atualização, ele condena a liberdade temporária concedida aos detentos no Natal. A Promotoria pede à Justiça a condenação de Lemos e da empresa Alicam à perda dos imóveis e móveis adquiridos desde 2000.

O MPE também pede a perda da função pública, a suspensão dos direitos políticos, o pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial indevido e a proibição de contratar com o poder público por dez anos. Alegando dificuldades de saúde, ele não compareceu ao MPE nem à CGM quando chamado. A reportagem não conseguiu contato com Lemos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)