(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Em coletiva, médicos dizem que saúde de Niemeyer está em franca melhora


postado em 11/11/2012 10:49

O arquiteto Oscar Niemeyer está em franca melhora, segundo a equipe médica que o atende no hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. O médico Fernando Gjorup, diretor geral do Hospital Samaritano, Cristina Quadrat, diretora da mesma unidade e o médico Paulo Niemeyer falaram sobre o tratamento de Oscar Niemeyer em entrevista coletiva na manhã deste domingo (11).

“É uma saúde frágil, própria da idade, e no evento clínico atual, ele vem se recuperando bem. Embora, pela idade, inspire bastante cuidados, ele está bem”, disse Gjorup, destacando que não há nenhum indicativo que o arquiteto vá piorar.

Há quatro semanas Oscar Niemeyer foi internado com quadro de desidratação. Segundo o médico, é comum, pela idade dele, que ele tenha um grau de desidratação. “O rim sofreu com esta desidratação e sua função renal ficou prejudicada. Isto ainda preocupa, mas ele vem melhorando. Ele está respondendo ao tratamento e isto é o mais importante”, disse Gjorup.

O arquiteto está lúcido, reconhece as pessoas. De acordo com o médico, no final de semana passado ele estava discutindo um projeto com um calculista do escritório dele.

Oscar Niemeyer está em uma unidade intermediária, entre o quarto e o CTI. Ele respira espontaneamente, ou seja, não depende de aparelhos, e está comendo, embora receba suporte alimentar.

“A família está muito satisfeita com a saúde dele e a gente espera levá-lo de volta para casa”, disse o médico e sobrinho do arquiteto, Paulo Niemeyer. Segundo Paulo, seu tio está lúcido e não vê a hora de sair do hospital. "Quando quero despertá-lo, falo sobre arquitetura. Os olhos dele brilham", contou. Niemeyer quer ter alta para acompanhar projeto no Marrocos. E para tomar um vinho no restaurante onde sempre janta.

A torcida é grande em todo o Brasil: Vera Niemeyer, mulher do arquiteto, diz ter recebido carta de um menino de 6 anos, com um desenho do Museu de Arte Contemporânea de Niterói, desejando melhoras a Niemeyer. Nem por isso, as visitas estão autorizadas. "Se eu liberar totalmente as visitas, haverá fila na porta do hospital", diz o medico de Niemeyer Fernando Gjorup.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)