(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Checamos: tuíte com vitória de Bolsonaro sobre Moro em 2022 é de conta satírica

Publicação compartilhada milhares de vezes em redes sociais foi atribuída a canal fechado de TV, mas é apenas brincadeira


postado em 28/04/2020 18:39 / atualizado em 29/04/2020 12:14

Publicações compartilhadas centenas de vezes em redes sociais desde o último dia 27 de abril afirmam que, segundo uma “pesquisa relâmpago” realizada pela emissora de TV CNN Brasil, o presidente Jair Bolsonaro derrotaria o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro em uma possível disputa presidencial em 2022.

A alegação é embasada, contudo, em um tuíte publicado por uma conta satírica do canal. À AFP, a CNN disse “desconhecer” o levantamento.

“Já sabia, brasileiro não gosta de traíra”, diz a legenda de uma das publicações que acompanha a captura de tela de um tuíte supostamente publicado pela conta da emissora de TV CNN Brasil.

“Pesquisa: Em pesquisa relâmpago da CNN para a presidência da República em 2022 Moro perder para Bolsonaro o ex-ministro só teve 14% contra 86% do presidente foram entrevistados quase 3 mil pessoas em todo Brasil [sic], diz o texto da mensagem, que aparece em diversas outras postagens compartilhadas centenas de vezes no Facebook (1, 2, 3, 4). 

Nos comentários, muitos associaram o resultado da suposta pesquisa a uma “traição” do ex-juiz Sergio Moro, que pediu demissão do cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública no último dia 24 de abril acusando o presidente Jair Bolsonaro de tentar interferir em investigações da Polícia Federal. “Não gostamos de traíra meu presidente isso é Deus limpando”, escreveu um usuário. “Quem votaria num traidor desses?”, questionou outro.

O tuíte que embasa as postagens não foi publicado, contudo, pela conta oficial da emissora de TV no Twitter, o @CNNBrasil, mas por um perfil com o nome praticamente igual, o @CNNBarsil, como é visível no canto superior esquerdo da captura de tela viralizada

Uma busca por esse nome de usuário mostra que se trata de um perfil satírico, segundo a descrição da própria conta: “A menor do mundo. Agora no barsil. Acompanhe a gente também (  Perfil Fake tá  ) Jornalixo dinâmico! #BoicoteCNN (Paródia, sátiras e notícias engraçadas) [sic].

Outros elementos indicam que o tuíte em questão não foi publicado pela emissora de TV, como a ausência do selo azul de verificação do Twitter, que autentica contas de interesse público na rede social - incluindo a da CNN Brasil - e a presença de erros de concordância na mensagem. 
Captura de tela feita em 28 de abril de 2020 mostra uma publicação no Facebook
Captura de tela feita em 28 de abril de 2020 mostra uma publicação no Facebook

Uma busca avançada no Google e no Twitter pelos termos “Bolsonaro + Moro Eleição” não encontra qualquer publicação da emissora referente a uma pesquisa de intenção de voto como a citada nas redes sociais.

Questionada pela equipe de checagem da AFP se teria realizado o levantamento mencionado nas postagens viralizadas, a assessoria de imprensa da CNN Brasil afirmou “desconhecer tal informação”.

Uma pesquisa no Twitter localiza, ainda, outras contas (1, 2) que utilizam foto de perfil e nome de usuário semelhante ao da emissora de TV para compartilhar sondagens que não têm qualquer relação com o canal. Desinformações deste tipo já foram verificadas por outros sites de checagem.

Em resumo, é falso que a emissora de TV CNN Brasil tenha publicado no Twitter uma pesquisa que indica que Bolsonaro derrotaria Moro em uma possível disputa eleitoral em 2022. A mensagem foi publicada por uma conta satírica do canal.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)