(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

A imagem de centenas de caminhões presos que reflete o caos vivido no Reino Unido pela nova variante do coronavírus

Imagem de centenas de caminhões fazendo fila na autoestrada para chegar ao porto inglês de Dover se tornou símbolo do isolamento do Reino Unido desde o fim de semana.


22/12/2020 12:14

França anunciou fechamento de sua fronteira com Reino Unido por 48 horas, impedindo saída de caminhões do porto de Dover(foto: Getty Images)
França anunciou fechamento de sua fronteira com Reino Unido por 48 horas, impedindo saída de caminhões do porto de Dover (foto: Getty Images)

A imagem de centenas de caminhões fazendo fila na autoestrada para chegar ao porto inglês de Dover se tornou um símbolo do isolamento do Reino Unido desde o fim de semana.

No sábado, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou novas restrições devido à disseminação de uma nova variante do coronavírus no sudeste da Inglaterra que parece mais contagiosa do que outras, embora não seja mais letal e logo depois, dezenas de países cancelaram voos para o país.

A França anunciou o fechamento de sua fronteira com o Reino Unido por 48 horas, medida que impedia a saída de caminhões do porto de Dover.

Centenas de caminhões esperam para cruzar o Canal da Mancha no porto de Dover(foto: Getty Images)
Centenas de caminhões esperam para cruzar o Canal da Mancha no porto de Dover (foto: Getty Images)
(foto: BBC)
(foto: BBC)

Por causa disso, filas quilômétricas de caminhões estão sendo observadas nas estradas e rodovias da região inglesa de Kent, transformando alguns trechos em estacionamentos improvisados.

Durante meses, as autoridades britânicas ensaiaram a Operação Stack, destinada a lidar com problemas de fronteira que poderiam surgir com o Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia, que deve ser concluído em 31 de dezembro.

O repentino fechamento da fronteira com a França fez com que os mesmos planos fossem colocados em prática para minimizar o caos no transporte de mercadorias.

Cerca de 1.500 caminhões aguardam em fila no Reino Unido permissão para cruzar o Canal da Mancha em direção ao continente europeu(foto: BBC)
Cerca de 1.500 caminhões aguardam em fila no Reino Unido permissão para cruzar o Canal da Mancha em direção ao continente europeu (foto: BBC)

Desabastecimento?

A França poderia restaurar o tráfego entre os dois países em poucas horas, testando os caminhoneiros para o coronavírus antes de cruzarem a fronteira.

Medo de desabastecimento paira sobre Reino Unido(foto: PA Media)
Medo de desabastecimento paira sobre Reino Unido (foto: PA Media)

Embora seja permitido viajar da França para o Reino Unido, muitas empresas não querem correr o risco de ficar presas em solo britânico.

Isso significa que há um temor de desabastecimento de produtos em lojas e supermercados nos dias antes do Natal, embora as autoridades tenham instado os cidadãos para evitar a compra por pânico, porque, segundo elas, não haverá falta de comida.

A rede de supermercados Sainsbury's, a segunda maior do Reino Unido, alertou que pode haver uma escassez "de alface, outras saladas, couve-flor, brócolis e frutas cítricas nos próximos dias".


  • Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)