(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PUERTO LA LIBERTAD

Tempestade Pilar causa fortes chuvas na América Central e aumenta alerta de inundações


31/10/2023 16:05
436

A tempestade tropical Pilar causou fortes chuvas na América Central nesta terça-feira (31), em seu lento deslocamento a partir do Oceano Pacífico, enquanto os serviços meteorológicos monitoravam a formação de outro ciclone tropical no Caribe.

Com ventos sustentados de 85 Pilar estava a cerca de 245 quilômetros da costa salvadorenha na manhã desta terça-feira e se deslocava lentamente na direção nordeste a uma velocidade de 6 informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

"A tempestade ainda avança em nossa direção, [mas] há uma frente fria que não permite que ela chegue ao território", declarou o ministro salvadorenho do Meio Ambiente, Fernando López.

No departamento de La Libertad, 35km ao sul de San Salvador, pescadores tiveram que paralisar suas atividades, enquanto equipes de resgate permaneceram vigilantes.

A tempestade chega à América Central 25 anos depois do furacão Mitch, que deixou cerca de 9.000 mortos e perdas milionárias nos países da região.

Desde o domingo (29), Pilar provoca chuvas com "intensidades variáveis" na maior parte do território salvadorenho, que decretou "Estado de Emergência" e está sob alerta vermelho.

O ministro López disse que as chuvas continuarão no país, alertando para o "risco" de deslizamentos de terra que podem obstruir as estradas e de transbordamentos de rios que podem "causar inundações".

Devido à frente fria e de acordo com as projeções do NHC, na quarta-feira (1º), "a tempestade começará a se afastar" da costa centro-americana em direção ao Pacífico, disse López.

Com 6,6 milhões de habitantes, El Salvador é vulnerável a deslizamentos de terra e inundações em 87% do território de 20.742 km2, segundo agências da ONU.

- Chuvas torrenciais em países vizinhos -

Na Guatemala, a Coordenadora para a Redução de Desastres (Conred, proteção civil) relatou que devido às chuvas intensas três pequenas comunidades na capital foram inundadas, afetando diretamente cerca de 450 pessoas.

As autoridades guatemaltecas alertaram que o maior acúmulo de chuva poderia ocorrer na costa do Pacífico e no planalto central.

Já a Nicarágua mantém alerta amarelo e a "vigilância permanente" sobre Pilar, que tem provocado chuvas constantes nas regiões costeiras e precipitações intermitentes em outras áreas, indicou o diretor do Sistema Nacional de Prevenção, Mitigação e Atenção a Desastres (Sinapred), Guillermo González.

Marcio Baca, diretor de meteorologia do Instituto de Estudos Territoriais (Ineter), disse que na segunda-feira foram registradas chuvas de mais de 100 milímetros, chegando a 120 em outras áreas.

Em Tegucigalpa, capital de Honduras, as chuvas transformaram as ruas e avenidas em verdadeiros rios, saturando os esgotos e deixando os veículos flutuando em algumas áreas da cidade.

- Possível novo ciclone -

O Centro Nacional de Furacões e os serviços meteorológicos da América Central monitoram a eventual formação de um novo ciclone tropical no leste do Caribe.

Espera-se que este sistema localizado na costa de Porto Rico se desloque para oeste nos próximos dias, aproximando-se da América Central.

"A probabilidade de formação [de um novo ciclone] em 48 horas [é] baixa, 30%. A probabilidade de formação ao longo de sete dias [é] alta, 70%", de acordo com o último relatório do NHC.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)