(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LAUSANA

Arábia Saudita é candidata única para sediar Copa do Mundo de 2034


31/10/2023 15:51
436

A Arábia Saudita é a única candidata a sediar a Copa do Mundo de 2034, anunciou a Fifa nesta terça-feira (31), o que deve levar a sua oficialização como organizadora do torneio no final do ano que vem, caso cumpra os requisitos técnicos.

O país, que nos últimos anos multiplicou seus investimentos no esporte, se apresenta para receber o evento quatro anos depois do Mundial de 2030, que terá como anfitriões Espanha, Portugal e Marrocos, com três jogos previstos na América do Sul (Argentina, Uruguai e Paraguai).

Formalmente, a Fifa só anunciou em seu comunicado as "declarações de interesse" que recebeu para a organização dos eventos de 2030 e 2034. Depois, vem a apresentação dos dossiês completos de candidatura, a avaliação e, "se os requisitos forem cumpridos", os 211 países membros da entidade escolherão oficialmente as sedes no final do ano que vem.

Apesar do caminho ainda longo até a designação oficial, a ausência de concorrentes para Espanha-Portugal-Marrocos em 2030 e Arábia Saudita em 2034 sugere o sucesso de ambos os projetos.

Nesse cenário, várias questões já estão sendo levantadas, como o impacto ambiental que a edição de 2030 poderá ter com jogos em três continentes, e o dilema da realização do torneio de 2034 em relação aos compromissos da Fifa em matéria de Direitos Humanos.

A Arábia Saudita já tinha mostrado interesse em sediar a Copa de 2030, em um projeto conjunto com Grécia e Egito, mas a candidatura foi abandonada em junho e o país se voltou para a organização do torneio em 2034.

Por sua política de rotação de continentes, a Fifa "convidou" somente países que fazem parte das confederações de Ásia e Oceania a se apresentarem como candidatos.

A Indonésia considerou se candidatar em conjunto com a Austrália e outros países, como Nova Zelândia, Malásia e Singapura, antes de desistir da ideia e anunciar apoio ao projeto saudita.

Por sua vez, a Austrália, que em 2023 sediou junto com a Nova Zelândia o Mundial feminino, concorreu para receber o torneio masculino em 2018 e 2022. Nesta terça-feira, a federação do país anunciou que desistiu do projeto para 2034, o que abriu caminho para a candidatura única da Arábia Saudita.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)