(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NAÇÕES UNIDAS

Chefe da ONU 'profundamente preocupado' com escalada do conflito em Gaza


31/10/2023 14:25
436

O secretário-geral da ONU, António Guterres, declarou-se "profundamente preocupado" nesta terça-feira (31) com a "intensificação do conflito" entre Israel e o Hamas, alertando para o risco de uma "escalada perigosa para além de Gaza".

"Estou profundamente preocupado com a escalada do conflito entre Israel e o Hamas e outros grupos armados palestinos em Gaza. Isso inclui a expansão das operações terrestres das Forças de Defesa de Israel, acompanhadas por intensos ataques aéreos, além do contínuo lançamento de foguetes de Gaza em direção a Israel", disse Guterres em um comunicado.

Depois de reiterar a condenação dos ataques do Hamas de 7 de outubro em Israel e a sua exigência da libertação dos mais de 200 reféns israelenses detidos pelo grupo islamista palestino, também "condena" a morte "de civis em Gaza".

"Estou consternado com os relatos de que dois terços dos mortos são mulheres e crianças", acrescentou, sublinhando que as regras do direito humanitário "não são um menu à la carte e não podem ser aplicadas seletivamente".

"Estou muito preocupado com o risco de uma escalada perigosa para além de Gaza e peço a todos os líderes para que exerçam a maior contenção para evitar uma conflagração mais ampla", insistiu, reiterando o seu apelo a um cessar-fogo humanitário "imediato".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)