(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BAMAKO

Separatistas do Mali afirmam controlar acampamento evacuado pela ONU em cidade estratégica


31/10/2023 12:41
436

A rebelião separatista predominantemente tuaregue no norte do Mali anunciou, nesta terça-feira (31), ter tomado um acampamento recentemente evacuado pela Missão de Estabilização da ONU (Minusma) na cidade estratégica de Kidal.

O Marco Estratégico Permanente para a Paz (CSP, na sigla em inglês), uma aliança de organizações armadas que mais uma vez se levantou contra o Estado central, indicou que suas tropas estavam "assumindo o controle das áreas abandonadas pela Minusma em Kidal".

Uma autoridade local, que pediu anonimato, confirmou à AFP que os insurgentes ocuparam o acampamento.

Em julho, os militares que tomaram o poder pela força no Mali em 2020 exigiram a saída da Minusma, mobilizada desde 2013 neste país africano mergulhado em uma profunda crise econômica e ameaçado pela atividade de organizações "jihadistas".

A retirada da Minusma de seus acampamentos agravou as rivalidades pelo controle do território entre grupos armados presentes no norte.

Os grupos separatistas, com presença majoritária dos tuaregues, retomaram as hostilidades contra o Estado central, e o Grupo de Apoio ao Islã e aos Muçulmanos (GSIM), afiliado à Al-Qaeda, multiplicou os ataques contra posições militares.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)