(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RIO DE JANEIRO

Desemprego no Brasil cai para 7,7%, menor nível desde 2015


31/10/2023 12:02
436

O índice de desemprego no Brasil voltou a cair no terceiro trimestre do ano, chegando a 7,7%, o menor nível registrado desde o início de 2015, segundo dados oficiais divulgados nesta terça-feira (31).

Entre julho e setembro, a desocupação caiu 0,3 ponto percentual em relação ao segundo trimestre (abril-junho, 8%) e um ponto percentual em relação ao mesmo período de 2022, divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Este é o menor índice de desemprego desde o trimestre encerrado em fevereiro de 2015, quando registrou 7,5%.

"A queda na taxa de desocupação foi induzida pelo crescimento expressivo no número de pessoas trabalhando e pela retração de pessoas buscando trabalho no terceiro trimestre de 2023", explica a coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílios do IBGE, Adriana Beringuy.

No terceiro trimestre do ano, o Brasil registrou 8,3 milhões de pessoas procurando emprego, 3,8% a menos que nos três meses anteriores e 12,1% a menos em relação a 2022.

A população ocupada chegou aos 99,8 milhões, um recorde desde o início das medições em 2012, segundo o IBGE.

Além disso, no período compreendido entre julho e setembro, mais 929 mil pessoas ingressaram no mercado de trabalho, um crescimento trimestral de 0,9%.

"Mais da metade das pessoas que foram inseridas no mercado de trabalho foram provenientes do crescimento da carteira assinada. Isso fez com que a expansão da ocupação formal fosse muito maior que a da informal", destaca Beringuy, citada no comunicado do IBGE.

Entretanto, a informalidade ainda segue alta no país e representa mais de 39% da força de trabalho.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)