(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ISTAMBUL

Erdogan acusa Ocidente de ser 'principal culpado' de 'massacre' em Gaza


28/10/2023 15:10
436

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, acusou, neste sábado (28), o Ocidente de ser "o principal culpado pelos massacres em Gaza".

"Os principais culpados dos massacres em Gaza são os ocidentais. Com exceção de algumas consciências que levantaram a voz, estes massacres são inteiramente obra do Ocidente", disse o chefe do Estado turco em um "comício de apoio à Palestina", que reuniu centenas de milhares de pessoas em Istambul.

Erdogan acusou as potências ocidentais de "criarem uma atmosfera de perseguições" contra os muçulmanos.

"Todo mundo sabe que Israel não pode dar um passo sem as potências ocidentais", avaliou, reprovando-as por não terem pedido um cessar-fogo.

"Choram pelas crianças mortas na Ucrânia, por que silenciam diante das crianças mortas em Gaza?", perguntou, acusando Israel de cometer "crimes de guerra".

"São os ocupantes, os invasores. Claro que todo país tem o direito de se defender, mas onde está a justiça? O que está ocorrendo em Gaza não é legítima defesa, mas sim um massacre", continuou o presidente turco.

Essas declarações levaram Israel a retirar seus diplomatas da Turquia para "reavaliar as relações" bilaterais.

"Dadas as graves declarações vindas da Turquia, ordenei a retirada dos representantes diplomáticos para reavaliar as relações entre Israel e Turquia", publicou o ministro israelense das Relações Exteriores, Eli Cohen, na noite deste sábado (28), tarde no Brasil, no X (antigo Twitter).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)