(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MOSCOU

Putin não tem concorrente para eleição presidencial, diz Kremlin


17/10/2023 09:14
436

O presidente russo, Vladimir Putin, não tem nenhum concorrente real que possa desafiá-lo, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, no momento em que o governo inicia os preparativos para a eleição presidencial prevista para março de 2024.

A Câmara Alta do Parlamento russo deve marcar a data da eleição presidencial em dezembro, devendo ocorrer em 17 de março, segundo a imprensa local.

No poder há 25 anos, Putin ainda não anunciou sua candidatura para um novo mandato.

Em conversa com jornalistas russos que acompanham o presidente em uma viagem à China, Peskov ressaltou que "Putin é, claro, o político e ator estatal número um no país".

"Minha opinião é, talvez não tenha o direito de dizer isso (...) que hoje não há concorrente na Rússia, e não pode haver", completou.

Desde a invasão da Ucrânia, a Rússia aumentou a repressão da oposição, detendo ou forçando ao exílio os principais críticos de Putin, mas também um grande número de pessoas comuns contrárias à guerra.

Além disso, o Kremlin conseguiu modificar a Constituição russa em 2020 para permitir que o presidente exerça dois mandatos após o que termina em 2024, que deveria ser o seu último.

Putin pode permanecer no poder até 2036, quando completará 84 anos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)