(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BRASÍLIA

Lula é operado com sucesso do quadril


29/09/2023 19:46
436

A cirurgia de quadril a que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi submetido nesta sexta-feira (29) transcorreu "sem intercorrências" e a previsão é de que ele saia do hospital no mais tardar na terça-feira.

"O procedimento transcorreu sem intercorrências, o presidente se encontra acordado, indo para a recuperação pós-anestésica", informou Roberto Kalil Filho, médico pessoal de Lula, em coletiva de imprensa, após a cirurgia no hospital Sírio-Libanês em Brasília.

O presidente, que completa 78 anos em outubro, foi submetido a uma "artroplastia total" no quadril direito entre as 12h e as 13h13. Depois, foi submetido a uma blefaroplastia para remoção de excesso de pele nas pálpebras, segundo os médicos, para aproveitar a anestesia geral.

"O paciente (Lula da Silva) encontra-se internado em apartamento, e clinicamente estável", informou um boletim médico do Hospital Sírio-Libanês.

Lula "respondeu muito bem à anestesia" e será transferido em breve para o quarto, sem passar por cuidados intensivos, havia explicado pouco antes Kalil.

Ele deve permanecer hospitalizado até segunda ou, no mais tardar, terça-feira.

O presidente foi operado para colocação de uma prótese para aliviar as dores de uma artrose, das quais ele se queixa há pelo menos um ano.

"Já sairemos daqui do hospital com o presidente levantando e andando. Hoje, ele já esta se movendo, a recuperação dele tende a ser excelente", disse a médica Ana Helena Germoglio, coordenadora da equipe de Saúde da Presidência.

Suas atividades oficiais serão alternadas com sessões de fisioterapia, acrescentou.

- Permissão para viajar à COP28-

Lula havia reduzido sua agenda nos últimos dias e usou máscara em suas últimas aparições em Brasília.

Se tudo correr conforme o previsto, espera-se que ele retome as viagens internacionais no fim de novembro para participar da Conferência da ONU sobre o Clima, a COP28, nos Emirados Árabes Unidos.

"Com certeza, o presidente estará autorizado a participar da COP", afirmou Kalil.

Lula sofre de artrose no quadril direito, um desgaste na cartilagem que reveste as articulações e pode limitar os movimentos.

Os médicos confiam em que, após a cicatrização, a cirurgia se mostre "eficiente" contra a dor articular.

Na segunda-feira, Lula revelou que começou a sentir dores na cabeça do fêmur em agosto do ano passado, ainda durante a campanha às eleições de outubro.

Desde então, os sintomas se intensificaram, causando-lhe dificuldades para dormir, se sentar ou ficar de pé. As dores também o deixam de "mau humor".

- Sem muletas à vista -

Mas o presidente decidiu adiar a cirurgia, temendo - segundo ele próprio admitiu - passar uma imagem de fragilidade. Ao contrário, após tomar posse, assumiu o comando de uma diplomacia hiperativa e deu a volta ao mundo para se reunir com líderes estrangeiros e participar de encontros multilaterais.

E, no âmbito doméstico, manteve o mesmo ritmo: visitou vários estados do país, discursou e participou semanalmente de seu programa, "Conversa com o Presidente", transmitido nas redes sociais.

Nas próximas semanas, Lula terá que caminhar com ajuda de um andador, para garantir o equilíbrio. No entanto, ele disse que por recomendação de seu fotógrafo oficial, não aparecerá em público usando o acessório.

"Você não vai me ver de andador, não vai me ver de muleta, vão me ver sempre bonito, como se não tivesse sido operado", afirmou, em meio a risos, na terça-feira.

Este não foi o primeiro problema de saúde enfrentado pelo presidente. Ex-fumante, ele foi diagnosticado em 2011 com câncer de laringe, do qual teve remissão total no ano seguinte, após se submeter a rádio e quimioterapia.

Em março deste ano, precisou adiar uma viagem à China por causa de uma pneumonia.

Seu antecessor, o ex-presidente Jair Bolsonaro, de 68 anos, foi hospitalizado várias vezes durante seu mandato, especialmente para tratar as sequelas da facada que sofreu na campanha eleitoral de 2018.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)