(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FRANKFURT

BCE está consciente do 'sofrimento' das famílias, diz sua presidente


25/09/2023 14:38
436

O Banco Central Europeu (BCE) está consciente de que as taxas de juros altas causam "sofrimento" às famílias com empréstimos e luta contra a inflação para minimizar esses efeitos, disse a presidente da entidade, Christine Lagarde, nesta segunda-feira (25).

A dirigente do BCE reafirmou, perante o Parlamento Europeu que, para controlar o aumento dos preços ao consumidor, as taxas de juros serão mantidas em um nível elevado enquanto for necessário.

Este mês, em sua última reunião, o BCE elevou os juros mais uma vez - o décimo aumento desde julho de 2022. A taxa básica foi elevada em 0,25 ponto e está em um máximo histórico de 4%.

"Temos consciência da dor que isso implica. O sofrimento provocado está em nossos pensamentos", afirmou Lagarde.

A diretora do BCE destacou que 30% das famílias dos 20 países que usam o euro possuem empréstimos hipotecários com taxa variável. Estes aumentos implicam na elevação automática de suas mensalidades.

"É difícil", admitiu ela.

"Nosso dever é ancorar a inflação dentro da meta em um prazo oportuno", afirmou a presidente do BCE, que prevê uma alta nos preços de 5,6% para este ano e de 3,2% em 2024 - longe da meta de uma inflação de 2%.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)