(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BANGUI

Ex-presidente da Rep. Centro-Africana condenado à prisão perpétua por 'rebelião'


22/09/2023 11:28
436

O ex-presidente da República Centro-Africana François Bozizé, que atualmente lidera uma coalizão rebelde no exílio, foi condenado na quinta-feira a trabalhos forçados perpétuos em Bangui por "conspiração e rebelião", segundo uma sentença divulgada nesta sexta-feira pelo ministério da Justiça.

Bozizé, que chegou ao poder em 2003 após um golpe de Estado e foi derrubado 10 anos depois por uma rebelião, foi condenado à revelia, assim como dois de seus filhos e outros 20 acusados, incluindo dirigentes rebeldes importantes.

Todos foram condenados por "atentado à segurança interna de Estado" e "assassinatos", segundo a decisão lida por Joachim Pessire, primeiro presidente do Tribunal de Apelação de Bangui, que julga processos criminais em primeira instância.

A sentença não revela detalhes sobre os crimes ou o período em questão.

Bozizé, 76 anos, refugiado no Chade até março de 2023 (data em que seguiu para o exílio em Guiné-Bissau), é coordenador da Coalizão de Patriotas pela Mudança (CPC), principal grupo rebelde centro-africano, formado em dezembro de 2020 em uma tentativa de derrubar o sucessor de Bozize, Faustin Archange Touadera.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)