(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SARAJEVO

Líder dos sérvios da Bósnia é indiciado por rejeitar autoridade do Alto Representante


11/09/2023 13:54
436

O chefe político dos sérvios da Bósnia, Milorad Dodik, foi acusado oficialmente nesta segunda-feira (11), por um tribunal de Sarajevo, de rejeitar a autoridade do Alto Representante internacional, encarregado de supervisionar o acordo de paz do país.

"Posso confirmar que o indiciamento contra o presidente da República da Sérvia, Milorad Dodik, foi validado", disse à AFP um funcionário da assessoria de imprensa do Tribunal do Estado da Bósnia.

Dodik, próximo do Kremlin e sancionado pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido devido às suas recentes ameaças separatistas, será julgado pela primeira vez por suas ações políticas e poderá enfrentar de seis meses a cinco anos de prisão.

O político, de 64 anos, foi acusado em 11 de agosto pelo Ministério Público da Bósnia, por "não cumprir" as decisões do Alto Representante no país, atualmente o diplomata alemão Christian Schmidt.

O titular deste cargo, criado pelos acordos de paz de Dayton em 1995, tem poderes arbitrários para anular ou impor leis e também para destituir representantes eleitos.

Em junho, Dodik instou o Parlamento da República da Sérvia a votar duas leis que proíbem a aplicação das decisões do Tribunal Constitucional da Bósnia e do Alto Representante.

Embora o Alto Representante tenha rapidamente anulado os dois textos, ambos foram promulgados por Dodik e publicados no Diário Oficial da República.

O julgamento do líder dos sérvios da Bósnia será um grande teste para o sistema judicial central do país.

O político "pode ir a tribunal, mas eles não vão colocar Milorad Dodik na prisão, mesmo que o condenem", alertou em 5 de setembro durante uma entrevista


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)