(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DUBAI

Gigante petroleiro dos Emirados anuncia projeto de captura de CO2 antes da COP28


06/09/2023 09:08
436

A gigante petroleira dos Emirados Árabes Unidos, ADNOC, anunciou um grande projeto de captura de carbono nesta quarta-feira (6), a poucos meses da conferência da ONU sobre o clima (COP28), prevista para acontecer neste rico Estado do Golfo.

A companhia nacional dos Emirados tomou "a decisão final de investir" em dispositivos que possam permitir capturar e armazenar, por ano, 1,5 milhão de toneladas de CO2, um dos responsáveis pelo aquecimento global, no complexo de gás Habshan, em Abu Dhabi, informou em um comunicado.

No momento, nem o custo nem o cronograma do projeto foram divulgados.

Apresentado como um dos projetos mais importantes no Oriente Médio e no norte da África, o dispositivo permitirá triplicar a capacidade da ADNOC para eliminar CO2, até 2,3 milhões de toneladas por ano, ou seja, o equivalente às emissões de CO2 de mais de 500.000 carros a gasolina, de acordo com o texto.

Será construído e administrado por sua filial ADNOC Gas.

Em julho, o grupo dos Emirados se comprometeu a alcançar a neutralidade de carbono até 2045, cinco anos antes do inicialmente previsto, investindo US$ 15 bilhões (R$ 74,5 bilhões na cotação atual) em "soluções de baixas emissões".

O presidente da empresa, Sultan Al Jaber, foi nomeado para presidir a COP28, marcada para o final de novembro no emirado do Dubai, uma decisão que gerou duras críticas dos ambientalistas. Al Jaber argumenta que os combustíveis fósseis são essenciais para a economia mundial e defende o desenvolvimento de tecnologias de captura de carbono.

ADNOC Gas


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)