(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MOSCOU

Sonda russa passa por 'emergência' durante manobra prévia a pouso na Lua


19/08/2023 15:14
436

A agência espacial russa Roscosmos detectou uma "situação de emergência" durante uma manobra antes do pouso na Lua da sonda russa Luna-25, conforme indicado em um comunicado neste sábado (19).

"Às 14h10, foi emitido um impulso para transferir a sonda para a órbita de pré-pouso na Lua", explicou a agência.

"Durante a operação, ocorreu uma situação de emergência a bordo da estação automática lunar, que impediu a realização da manobra com os parâmetros especificados", acrescentou.

A Luna-25, a primeira sonda lunar lançada pela Rússia em quase meio século, decolou em 11 de agosto de uma base no Extremo Oriente russo e entrou com sucesso na órbita do satélite terrestre na quarta-feira (16).

O comunicado da Roscosmos não indica se a "situação de emergência" obrigará a retardar o pouso, previsto para segunda-feira, na cratera Boguslawski, no polo sul lunar.

Também não oferece detalhes sobre o problema técnico detectado.

O diretor da Roscosmos, Yuri Borisov, admitiu em junho ao presidente russo, Vladimir Putin, que a missão Luna-25, uma sonda de cerca de 800 quilos, era "arriscada".

"No mundo, a probabilidade de sucesso desse tipo de missão é calculada em cerca de 70%", declarou.

A agência espacial russa planeja uma missão de um ano com o objetivo de coletar amostras e analisar o solo lunar.

Essa missão busca impulsionar novamente o setor espacial russo, que enfrenta dificuldades para inovar, sofre com falta de financiamento e foi afetado por escândalos de corrupção, além de estar isolado devido ao conflito na Ucrânia.

Putin prometeu continuar com o programa espacial apesar das sanções ocidentais e citou como exemplo o momento em que a União Soviética enviou o primeiro homem ao espaço em 1961, durante a Guerra Fria.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)