(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ISLAMABAD

Novo primeiro-ministro do Paquistão presta juramento


14/08/2023 08:59
436

O até então pouco conhecido senador Anwaar-ul-Haq Kakar prestou juramento nesta segunda-feira (14) como primeiro-ministro interino do Paquistão e liderará o país até a realização de eleições nos próximos meses.

"Vou me esforçar para preservar a ideologia islâmica que é a base da criação do Paquistão. Não permitirei que meus interesses pessoais influenciem minha conduta ou minhas decisões oficiais", prometeu ele durante uma cerimônia transmitida ao vivo pela televisão.

A primeira tarefa de Kakar, de 52 anos, será nomear um governo para administrar o país antes de um período eleitoral que pode durar vários meses.

Kakar, um senador da província de Baluchistão (sudoeste), a menos populosa do Paquistão, foi escolhido pelo atual governo de coalizão para liderar o país, que enfrenta uma crise política desde que Imran Khan perdeu seu cargo como chefe de governo em abril de 2022.

Imran Khan foi condenado a três anos de prisão por corrupção e preso no último fim de semana.

"Chegamos a um acordo de que o primeiro-ministro deve ser de uma província menor para que as reivindicações (dessas províncias) sejam atendidas", disse o líder da oposição paquistanesa Raja Riaz Ahmad no sábado, após uma reunião com o primeiro-ministro cessante, Shehbaz Sharif.

Kakar vai liderar o Paquistão até as próximas eleições gerais e provinciais marcadas para novembro, embora várias autoridades já tenham alertado que as eleições serão adiadas para 2024.

O Parlamento foi oficialmente dissolvido na quarta-feira e as eleições devem ser realizadas dentro de 90 dias, de acordo com a Constituição.

No entanto, possíveis mudanças nos círculos eleitorais e a adoção no mês passado de uma lei que dá mais poder ao Executivo interino para negociar com órgãos internacionais preveem que as eleições possam demorar a acontecer.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)