(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DESASTRE NATURAL

Incêndios no Havaí: a destruição que já deixou mais de 67 mortos na ilha de Maui; veja vídeo

Cidade de Lahaina, principal destino turístico da ilha, foi devastada pelo fogo; imagens mostram que grandes áreas foram queimadas.


12/08/2023 08:33 - atualizado 12/08/2023 08:36
436

Incêndio no Havaí
Os bombeiros ainda tentam combater os focos ativos de incêndio, enquanto helicópteros jogam água sobre as chamas (foto: Reuters)
Pelo menos 67 pessoas morreram devido aos incêndios florestais que acometem a ilha de Maui, no Havaí, nos Estados Unidos.

Segundo as autoridades locais, os incêndios foram intensificados pelos ventos fortes de um furacão. Centenas de edifícios foram destruídos, alguns deles reduzidos a cinzas.

Milhares foram forçados a deixar as casas, e um estado de emergência foi declarado.

Uma grande operação de busca e resgate está em andamento, com algumas pessoas ainda desaparecidas.



"Quase não conseguimos sair a tempo", disse Kamuela Kawaakoa à agência de notícias Associated Press, que fugiu para um abrigo na terça-feira (8/8) com o seu parceiro e o filho de seis anos.

"Foi tão difícil sentar ali e assistir minha cidade virar cinzas sem poder fazer nada", disse ela. "Fiquei desamparada."

Cinco abrigos temporários foram criados na ilha de Maui. Segundo as autoridades, esses locais já estão perto da lotação máxima.

A ilha é um destino turístico popular, e os visitantes foram instados a voltar para casa ou ficar longe do local por enquanto.

"Este não é um lugar seguro para estar agora", disse a governadora do Havaí, Sylvia Luke, durante uma entrevista a jornalistas.

Os bombeiros ainda combatem os focos de incêndio. Helicópteros também jogam água sobre as chamas.

A cidade de Lahaina, o principal destino turístico da ilha, foi devastada pelo fogo. As imagens mostram que grandes áreas foram queimadas.

"Acabamos de passar pelo pior desastre que já vi. Lahaina inteira está totalmente queimada. É como um apocalipse", disse o morador Mason Jarvi à agência de notícias Reuters.

Ele mostrou algumas imagens da orla marítima da cidade destruída pelo fogo.

Jarvi disse que sofreu queimaduras após andar de bicicleta em meio às chamas para salvar seu cachorro.


Lahaina
Lahaina, principal destino turístico da ilha, foi devastada (foto: Reuters)

Os incêndios levaram algumas pessoas a pular no porto da cidade para escapar das chamas e da fumaça. E 14 pessoas foram resgatadas no mar, disseram autoridades.

Na quarta-feira (9/8), os ventos fortes causados pela passagem do furacão Dora diminuíram ligeiramente. Com isso, os pilotos puderam ter uma visão aérea da extensão dos danos.

As imagens revelam carros queimados espalhados pelas ruas e fumaça saindo das pilhas de escombros.

"É horrível. Faço sobrevoos aqui por 52 anos e nunca vi nada perto disso", disse o piloto de helicóptero Richard Olsten à agência de notícias Associated Press. "Estávamos com lágrimas nos olhos."

As mudanças climáticas aumentam o risco de clima quente e seco, que provavelmente alimentará mais incêndios florestais no futuro.

O mundo já aqueceu cerca de 1,2°C desde o início da era industrial — e as temperaturas continuarão a subir, a menos que os governos de todo o mundo façam cortes drásticos nas emissões de gases do efeito estufa.


Antes e depois de Lahaina, Havaí
(foto: BBC)

Turistas tentam sair da ilha

Em vídeo produzido pela BBC News, algumas pessoas que estão em Maui e agora tentam voltar para casa pelo aeroporto de Kahului contam o que testemunharam.

Um homem, que não teve o nome identificado na reportagem, relatou que "as chamas vieram pelas árvores e levaram tudo com elas".

"Eu só corri para longe da praia, em direção ao sul, e tentei ajudar todo mundo que via pelo caminho", disse ele.

Um casal contou que resolveu ir ao aeroporto mais cedo porque o hotel onde se hospedaram estava sem eletricidade.

"Geralmente, o caminho até o aeroporto leva cerca de 45 minutos, mas nós demoramos quase três horas para chegar", disseram eles.

"Ao longo do trajeto, observamos vários veículos de bombeiros e vimos evidências de incêndio em arbustos secos localizados nas colinas."

Outro casal confessou que não sabia muito o que fazer diante dos alertas.

"Vimos uma enorme nuvem de fumaça e começamos a receber alertas de evacuação, mas não sabíamos bem como agir", detalharam eles.

"O guia do nosso tour tentou fazer uma nova rota, mas ela estava coberta em chamas", disse. "Pegamos o caminho contrário e acabamos chegando ao aeroporto."


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)