(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DUBAI

Maior parte do combustível retirado de petroleiro no Iêmen


02/08/2023 06:12
436

Mais da metade do combustível que estava nos tanques de um petroleiro em péssimas condições na costa do Iêmen foi transferido para outro navio, informou a ONU, que supervisiona a operação para evitar um desastre ambiental.

Na semana passada teve início a operação de traslado do equivalente a 1,14 milhão de barris de petróleo do "FSO Safer", um petroleiro que estava atracado desde a década de 1980 em frente ao porto estratégico de Hodeida (oeste) e cuja manutenção foi interrompida em 2015 devido ao conflito no Iêmen.

"Mais da metade do petróleo nos tanques do decadente 'FSO Safer' foi transferido para o navio de substituição nos últimos sete dias", anunciou nas redes sociais o coordenador humanitário da ONU para o Iêmen, David Gressly.

Um vazamento de petróleo provocaria estragos na fauna e flora do Iêmen, entre as comunidades pesqueiras e nos principais portos do país.

Também poderia interromper o tráfego marítimo internacional entre o Estreito de Bab al-Mandeb e o Canal de Suez, que leva ao Mediterrâneo.

O petroleiro de 47 anos, com o casco enferrujado, não recebe manutenção desde o início da guerra entre o governo do Iêmen, apoiado por uma coalizão militar liderada pela Arábia Saudita, e os rebeldes houthis, próximos do Irã, que controlam as águas onde está o "FSO Safer".

O conflito provocou milhares de mortes e uma das piores crises humanitárias do mundo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)