(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MEIO AMBIENTE

Morrem 51 baleias-piloto encalhadas em praia

Supervisor da operação de resgate na Austrália disse que baleias eram monitoradas e seriam conduzidas por voluntários em caiaques ao alto-mar, mas morreram


26/07/2023 09:16
436

Voluntários trabalharam para soltar as baleias, mas não conseguiram evitar as mortes; expectativa é salvar as restantes
Voluntários trabalharam para soltar as baleias, mas não conseguiram evitar as mortes; expectativa é salvar as restantes (foto: WESTERN AUSTRALIA DEPARTMENT OF BIODIVERSITY, CONSERVATIONA AND ATTRACTION / AFP)

Cinquenta e uma baleias-piloto morreram ao encalharem em uma praia no oeste da Austrália. Autoridades disseram nesta quarta-feira (26/7) que esperam que outros 45 cetáceos sobrevivam.

A manada, de quase cem baleias-piloto, foi avistada na terça-feira na praia Cheynes, 400 km ao sudeste de Perth. Apesar dos esforços de voluntários e especialistas, dezenas morreram durante a noite.

Peter Hartley, que supervisiona as operações de resgate, indicou que as baleias estavam sendo monitoradas por especialistas e, assim que se recuperassem, seriam conduzidas por voluntários em caiaques ao alto-mar.

"Estamos otimistas, temos que ser otimistas", declarou, admitindo que a situação é "altamente estressante para todos, voluntários e funcionários".

Um porta-voz do serviço de Parques e Meio Ambiente indicou que o departamento recebeu "centenas de ofertas de ajuda", mas que contava com voluntários suficientes, por isso a população deveria manter-se "afastada da praia por razões de segurança".

"Na área de resgaste há vários riscos, incluindo baleias grandes, angustiadas e possivelmente doentes, tubarões, ondas, maquinaria pesada e barcos", explicou.

Este fenômeno é comum na Austrália e Nova Zelândia.

Em outubro de 2020, cerca de 500 baleias-piloto morreram após encalharem nas Ilhas Chatham, um arquipélago remoto da Nova Zelândia.

Os cientistas não conseguiram explicar porque elas encalham, mas alguns pesquisadores apontam que pode ser devido a fato de as manadas se aproximarem demais da costa para se alimentar.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)