(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BUDAPESTE

Lewis Hamilton (Mercedes) conquista pole position do GP da Hungria de F1


22/07/2023 14:38
436

O piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) alcançou a 104ª pole position de sua carreira neste sábado (22) e vai largar na primeira posição no Grande Prêmio da Hungria no domingo, à frente do líder do campeonato, o holandês Max Verstappen (Red Bull) e de seu compatriota Lando Norris (McLaren).

Hamilton, sete vezes campeão mundial da Fórmula 1, não largava na pole em um Grande Prêmio desde dezembro de 2021, na Arábia Saudita.

"Foi um ano e meio louco, gritei tanto que quase perdi a voz. Não esperava lutar pela pole, mas dei tudo de mim", comemorou Hamilton.

O campeão britânico largará no domingo à frente da Red Bull de Verstappen, que não vai partir na frente do grid pela primeira vez desde o Grande Prêmio de Mônaco em maio.

"Lutei durante todo o fim de semana para encontrar um bom equilíbrio (...), estamos em segundo, mas deveríamos estar na frente com o carro que temos", lamentou o piloto holandês bicampeão do mundo da Red Bull, que chegou à Hungria com uma série de melhorias para o RB19.

- Hamilton, rei de Hungaroring -

Seu companheiro de equipe, o mexicano Sergio Pérez, que sofreu na classificação dos dois últimos Grandes Prêmios, largará no domingo da 9ª posição.

Hamilton consegue assim uma nona pole, recorde na pista de Hungaroring, circuito em que também detém o recorde de vitórias, com oito. No domingo, ele vai largar com chances de se reencontrar com a vitória pela primeira vez desde o fim de 2021.

Atrás dos dois campeões, o britânico Lando Norris fez o terceiro melhor tempo, à frente de seu companheiro de equipe na McLaren, o australiano Oscar Piastri. O chinês Zhou Guanyu, piloto da Alfa Romeo, conseguiu uma surpreendente quinta posição, superando o monegasco Charles Leclerc (Ferrari).

Fernando Alonso (Aston Martin), que conquistou neste circuito, em 2003, a primeira das 32 vitórias de sua carreira, largará da oitava posição, atrás da Alfa Romeo de Valtteri Botas. O outro espanhol do grid, Carlos Sainz (Ferrari), não avançou no Q2 e vai largar em 11º.

- Novo formato -

Já o australiano Daniel Ricciardo, que está de volta à Fórmula 1 neste Grande Prémio após vários meses de ausência, alcançou a 13ª posição com sua AlphaTauri, bem à frente do seu companheiro, o japonês Yuki Tsunoda (17º).

A classificação deste sábado apresentou uma novidade no regulamento, que exige que as equipes usem determinados tipos de pneus em uma ordem definida para as diferentes sessões.

Durante a primeira parte da classificação (Q1), os carros tiveram de largar com pneus duros, na segunda rodada (Q2) com pneus médios e na terceira e última parte (Q3) com os mais macios, para disputar a pole position.

Este novo sistema provocou surpresas nas grandes equipes. Prova disso foi o desempenho da outra Mercedes, a do britânico George Russell, que depois de conseguir a primeira 'pole position' da carreira na Hungria em 2022, vai largar no domingo da 18ª posição.

--- Grid de largada do GP da Hungria de Fórmula 1:

1ª fila:

Lewis Hamilton

Max Verstappen Bull)

2ª fila:

Lando Norris

Oscar Piastri

3ª fila:

Zhou Guanyu Romeo-Ferrari )

Charles Leclerc

4ª fila:

Valtteri Bottas Romeo-Ferrari)

Fernando Alonso Martin-Mercedes)

5ª fila:

Sergio Pérez Bull)

Nico Hülkenberg

6ª fila:

Carlos Sainz Jr

Esteban Ocon

7ª fila:

Daniel Ricciardo Bull)

Lance Stroll Martin-Mercedes)

8ª fila:

Pierre Gasly

Alexander Albon

9ª fila:

Yuki Tsunoda Bull)

George Russell

10ª fila:

Kevin Magnussen

Logan Sargeant


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)