(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LIMA

Machu Picchu denuncia sumiço da placa de ouro das 7 maravilhas do mundo

A placa de ouro e o pergaminho foram entregues à cidade inca quando Machu Picchu foi declarada uma das 'Novas 7 Maravilhas do Mundo', em 2007


10/07/2023 16:16 - atualizado 10/07/2023 18:05
436

Vista de Machu Pichu
Conhecida como 'a cidade perdida dos incas', Machu Pichu foi declarada em 1981 Patrimônio Histórico e Natural da Humanidade pela Unesco (foto: Ernesto Benevides/AFP)
O prefeito do distrito de Machu Picchu, Elvis Latorre, denunciou nesta segunda-feira (10/7) a perda da placa de ouro e do pergaminho que foram entregues quando a cidadela inca foi reconhecida em 2007 como uma das sete maravilhas do mundo.

"Não temos a placa de ouro e o pergaminho, vamos fazer a denúncia correspondente para poder determinar os responsáveis" pelo sumiço, disse Latorre à rádio RPP.

O prefeito indicou que no município há apenas uma placa de prata e que, quando tomou posse em janeiro, os objetos indicados não foram transferidos.

"Vamos denunciar o fato à Procuradoria por se tratar de bens do Estado e da história de Machu Picchu", disse Latorre, após considerar a situação um escândalo mundial.

O prefeito destacou que consultou os ex-prefeitos do distrito, localizado aos pés da cidadela, e nenhum sabia o motivo do sumiço e a localização dos objetos.

Um peruano vestido com trajes tradicionais segura a placa e o pergaminho
Um peruano vestido com trajes tradicionais segura o prêmio que certifica as ruínas incas de Machu Picchu como uma das Novas 7 Maravilhas do Mundo, no estádio da Luz em Lisboa, em 7 de julho de 2007 (foto: Franscisco Leone/AFP)
A placa de ouro e o pergaminho foram entregues às autoridades locais quando Machu Picchu foi declarada uma das "Novas 7 Maravilhas do Mundo". O evento, organizado pela Fundação New Open World na cidade de Lisboa, Portugal, aconteceu no dia 7 de julho de 2007.

A cidadela inca foi escolhida juntamente com o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a Grande Muralha da China, a pirâmide de Chichén Itzá (México), o Coliseu de Roma (Itália) e o Taj Mahal (Índia).

Conhecida como "a cidade perdida dos incas", foi declarada em 1981 Patrimônio Histórico e Natural da Humanidade pela Unesco.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)