(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PARIS

Viktor and Rolf completam 30 anos de alta-costura sem perder o senso de humor


05/07/2023 16:53
436

A dupla Viktor&Rolf; completa três décadas de alta-costura, e comemorou a longa parceria em um desfile, nesta quarta-feira (5), em Paris, que revisitou sua carreira, a começar pelo humor surrealista.

"Enfants terribles" da moda holandesa, esta dupla de estilistas se especializou, desde o começo da carreira, em seguir escrupulosamente as regras da difícil arte da costura para rir melhor dos boatos e da parafernália que às vezes rodeia o mundo da moda.

"Pensamos que era uma grande ocasião, mas que a celebraríamos com as menores peças que você puder imaginar, porque queremos nos manter leves de espírito", explicou à imprensa Viktor Horsting, após o desfile.

"Sendo assim, pensamos em roupas de banho, bodies, mas de alta-costura", acrescentou, com um sorriso.

"Projetamos todos os códigos que desenvolvemos nos últimos trinta anos nestas peças pequenas: laços, flores, sobreposições...", listou.

A moda apresentada esta semana em Paris é supostamente de outono-inverno, mas para Viktor&Rolf; não há outras fronteiras além daquelas que se decide romper.

A mulher que veste a roupa minúscula desta coleção pode se proteger com manequins falsos de smoking, que a envolvem e a acompanham enquanto caminha.

As modelos que não desfilaram com estes guarda-costas peculiares exibiam laços enormes, como se fossem presentes, ou palavras: um "NO" (não) enorme e tridimensional, costurado sobre o peito, ou "Dream" (sonho).

A dupla Viktor&Rolf; gosta de vestir suas mulheres com ombreiras exageradas ou sobrepor a mesma peça em tamanhos cada vez maiores.

A paleta trouxe cores berrantes, como o rosa-choque e o laranja fluorescente.

Além do preto absoluto no 'grand finale': uma mulher vestindo um smoking, assim como os dois estilistas, que entraram na passarela para cumprimentar o público, que retribuiu com uma salva de aplausos.

"Já fizemos isto no passado: fazer parte, literalmente, do show", explicou Viktor.

- A exuberância de Zuhair Murad -

O estilista libanês Zuhair Murad trouxe muito mais sobriedade, reunindo o artesanato mais requintado à suntuosidade da alta-costura atemporal.

A mulher de sua coleção não sai de casa para ir a um coquetel sem uma maquiagem impecável: lábios de cor grená cintilante são o acabamento perfeito para a combinação espetacular de cauda de gaze e body de transparências, bordados e lantejoulas.

Em outro momento do desfile, saias amplas, de musselina ou camadas de seda, acompanhavam um buquê ajustado a partir da cintura de rosas bordadas e véu esvoaçante cobrindo a cabeça.

Bodies pretos, bordados com lantejoulas, lembrando teias de aranha. Uma capa azul-escuro envolvia o corpo desta mulher antes de se recolher a seus aposentos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)