(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GENEBRA

Suíça devolve fragmento de estátua de Ramsés II ao Egito


03/07/2023 14:46
436

A Suíça devolveu ao Egito, nesta segunda-feira (3), o fragmento de uma estátua de mais de 3.400 anos do faraó Ramsés II, que foi roubada décadas atrás de um templo em Abidos.

A diretora do Escritório Federal da Cultura (OFC), Carine Bachmann, entregou hoje, em Berna, este "importante bem arqueológico" à embaixada egípcia na Suíça.

A escultura em pedra do faraó Ramsés II, à qual pertence o fragmento devolvido, mostra o rei sentado ao lado de várias divindades egípcias, segundo o OFC.

Ramsés II, que subiu ao trono aos 25 anos para suceder ao seu pai, Seti I, governou o Egito por quase 66 anos, o reinado mais longo da história egípcia.

O fragmento devolvido nesta segunda foi roubado no final dos anos 1980, ou início da década de 1990, do templo de Ramsés II em Abidos, conforme o comunicado.

Esteve em vários países antes de chegar à Suíça, onde foi confiscado pelas autoridades do cantão de Genebra após processo penal.

Suíça e Egito pertencem à Convenção da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) de 1970, que busca proibir e prevenir a importação, exportação e transferência ilícita de bens culturais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)