(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

Biden irá a Londres, à cúpula da OTAN na Lituânia e à Finlândia


02/07/2023 12:47
436

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai realizar um giro pela Europa de 9 a 13 de julho, durante o qual visitará Reino Unido, Lituânia, para a cúpula da Otan, e depois Finlândia, anunciou a Casa Branca neste domingo (2).

Em Londres, Biden se reunirá com o rei Charles III e com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, para "fortalecer os estreitos laços" entre os dois países, disse sua porta-voz, Karine Jean-Pierre.

Depois, voará para Vilnius, capital da Lituânia, a fim de participar da cúpula da Otan em 11 e 12 de julho, acrescentou.

Durante a última etapa de sua viagem, em Helsinque, Biden participará de uma reunião entre líderes americanos e nórdicos, em 13 de julho.

A Finlândia entrou oficialmente para a OTAN em abril. O país havia solicitado a adesão em fevereiro de 2022, logo depois da invasão russa à Ucrânia, ao mesmo tempo que a Suécia, mas Estocolmo segue esperando.

"Convidada" para a Aliança desde junho de 2022, a candidatura sueca, que deve ser ratificada pelos 31 Estados-membros, está bloqueada por Turquia e Hungria.

Antes de sua viagem, o presidente americano receberá, na próxima quarta-feira (5), na Casa Branca, o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, para falar sobre o processo de adesão de seu país à Otan.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)