(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ADIS ABEBA

PMA suspende parte da ajuda alimentar à Etiópia por desvios


09/06/2023 16:35
436

O Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU anunciou, nesta sexta-feira (9), a suspensão de parte da ajuda alimentar para a Etiópia, devido ao desvio dos mantimentos, um dia após os Estados Unidos tomarem uma medida semelhante.

"Vamos interromper temporariamente a ajuda alimentar à Etiópia, mas a assistência nutricional a crianças, gestantes e lactantes, os programas de merendas escolares e atividades de reforço para agricultores e pecuaristas" ficam mantidos, informou o PMA em nota.

"O desvio de comida é totalmente inaceitável", indicou em nota a diretora-executiva do PMA, Cindy McCain.

A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) informou na quinta-feira que suspendeu as ajudas para a Etiópia e afirmou que existe uma "campanha coordenada e abrangente" para desviar a ajuda destinada aos necessitados.

As autoridades etíopes afirmaram na quinta, em uma nota conjunta com a USAID, que há uma investigação em curso para que "os responsáveis pelos desvios prestem contas".

Cerca de 20 milhões de pessoas, ou seja, 16% dos 120 milhões de habitantes da Etiópia dependem de ajuda alimentar, devido aos conflitos e a uma seca histórica que castiga a região, estimou em maio a agência humanitária da ONU (OCHA).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)