(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PEDOFILIA

Igreja espanhola identifica 728 supeitos e 927 vítimas de abuso sexual

Relatório inédito da Igreja Católica na Espanha revela casos de abusos desde a década de 1940 e busca aprimorar medidas de prevenção e apoio às vítimas.


02/06/2023 11:44 - atualizado 02/06/2023 19:42
436

Crianças vendo a praia
927 crianças e adolescentes foram vítimas desde a década de 1940 (foto: Pixabay)
A Igreja Católica da Espanha divulgou seu primeiro relatório sobre abuso sexual de crianças cometido por membros do clero e funcionários não clericais. O documento aponta 728 supostos agressores e 927 vítimas desde a década de 1940. O tema ganhou atenção no país em 2021, após a divulgação de mais de 1.200 alegações de abuso, seguindo uma série de escândalos que atingiram a Igreja em nações como Estados Unidos, Irlanda e França.

José Gabriel Vera, porta-voz da Conferência Episcopal Espanhola, afirmou: "Reconhecemos o dano causado. Queremos ajudar todas as vítimas... acompanhá-las em sua cura." Diversos inquéritos foram realizados, como um conduzido pela ouvidoria da Espanha e a própria investigação interna da Igreja.

Gabriel Vera destacou a importância de compreender as falhas no processo de seleção e formação dos candidatos ao sacerdócio: “Queremos saber o que deu errado na seleção dos candidatos ao sacerdócio, o que deu errado na formação... o que levou uma pessoa que decidiu se entregar a Deus, a se entregar ao abuso sexual”. A Igreja busca, assim, aprimorar suas medidas de prevenção e apoio às vítimas, além de responsabilizar os envolvidos nos casos de abuso.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)