(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas REINO UNIDO

O desconhecido parentesco entre Charles 3º e os herdeiros da família real brasileira

Herdeiros da família imperial brasileira são primos de sexto grau do rei Charles 3º


06/05/2023 10:49 - atualizado 06/05/2023 12:50

Dom Bertrand de Orleans e Bragança e Charles III
Dom Bertrand de Orleans e Bragança (à esquerda) e Rei Charles 3º (foto: Casa Imperial do Brasil e Getty Images)

Um laço familiar pouco conhecido une a família imperial brasileira, os Orleans e Bragança, à coroa britânica.

De acordo com a descrição da Casa Imperial Brasileira feita à BBC News Brasil, os atuais herdeiros da Família Imperial brasileira são primos distantes do rei Charles 3º. 

O príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, e o Rei Charles 3º, eram primos em sexto grau, partilhando o Duque Franz de Saxe-Coburgo-Saalfeld (1750-1806) e sua segunda esposa, a Condessa Augusta Reuss de Ebersdorf (1757-1831), como ancestrais comuns mais recentes. Luiz de Orleans e Bragança morreu em julho do ano passado.

"Eram avós da Rainha Vitória e bisavós maternos do Príncipe Conde d'Eu, esposo da nossa Princesa Isabel, a Redentora, por sua vez meus bisavós", descreve Dom Bertrand de Orleans e Bragança, primeiro na linha de sucessão ao extinto trono brasileiro.

Herdeiros da família imperial brasileira não estiveram na cerimônia de coroação

Dom Bertrand de Orleans e Bragança disse à BBC News Brasil que não foi convidado para a coroação do rei Charles 3º e da rainha-consorte, Camilla.

"A família real britânica convida, por tradição, apenas as famílias reais reinantes ou parentes muito próximos, como o rei Constantino (Constatino 2º, último rei da Grécia, morto em janeiro deste ano). Somos primos de sétimo e oitavo graus. O bisavô do Conde D’Eu (marido da Princesa Isabel) é avô da rainha Vitória. Por isso, não fomos convidados. Se fossem convidar todos os parentes de sétimo e oitavo graus, não haveria abadia para tanta gente. Mas temos ótimas relações."

"Quando a (falecida) rainha Elizabeth esteve aqui (no Brasil), papai e mamãe foram convidados para encontrá-la para o banquete então oferecido, recebendo dela afável atenção. Na mesma viagem meu irmão D. Eudes, tenente da Marinha de Guerra do Brasil, foi o oficial de ligação a bordo do iate real Britannia, que trouxe do Recife ao Rio de Janeiro o casal real."

Ele disse que, apesar de não ter sido convidado, assistirá à cerimônia de coroação que, em sua opinião, reflete “o encantamento com a monarquia”, assim como assistiu ao funeral da rainha Elizabeth 2ª. “Passei o dia inteiro em frente à TV. ”


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)