(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CIDADE DA GUATEMALA

Vulcão de Fogo entra em erupção na Guatemala


04/05/2023 18:06

O vulcão de Fogo, o mais ativo da América Central e próximo à capital da Guatemala, entrou em erupção nesta quinta-feira (4), com a expulsão de cinza e lava, o que levou ao fechamento preventivo de uma estrada nas redondezas.

"Informa-se sobre a queda de fluxos piroclásticos pelas ravinas" do vulcão, indicou, em um comunicado, a Coordenadoria para a Redução de Desastres (Conred), órgão responsável pela defesa civil.

"A coluna de erupção se mantém a uma altura de 6.000 metros sobre o nível do mar, carregada de cinza abundante, que se dissipa em direção ao oeste e ao sudoeste, a mais de 50 km de distância", acrescentou.

Segundo a Conred, a erupção se mantém "em um nível alto" e foi reportada uma queda "abundante de cinza" em, ao menos, sete comunidades localizadas na base do vulcão. Não foram ordenadas evacuações até o momento.

As colunas de gás e cinzas se dispersavam nas direções oeste e sudoeste do vulcão, de 3.763 metros de altura, situado a 35 km da Cidade da Guatemala, entre os departamentos de Escuintla, Chimaltenango e Sacatepéquez.

A erupção começou nas primeiras horas da manhã e, "nas próximas horas", pode haver um aumento das emissões, "formando colunas mais altas de gás e cinzas, explosões violentas carregadas de cinzas e fluxos de lava em outras direções", acrescentou.

A lava pode atingir cerca de cinco ou sete quilômetros da cratera, por isso manterá monitoramento constante devido a proximidade de algumas comunidades, acrescentou.

"Os fluxos piroclásticos são uma mistura de gases, cinzas e pedaços de rocha com altas temperaturas que descem em grande velocidade pelos flancos do vulcão de Fogo", explicou a Conred.

Como medida preventiva, "tomou-se a decisão de suspender o tráfego de veículos" na rota RN-14, disse o vice-ministro das Comunicações (redes viárias), Carlos Figueroa, em coletiva de imprensa. Trata-se de uma via secundária que conecta vários povoados à cidade colonial de Antigua, principal ponto turístico do país e Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco desde 1979.

Imagens de estradas divulgadas pela polícia mostravam automóveis e motocicletas bloqueados na rodovia diante do risco de que a mesma possa ser alcançada pela queda de material vulcânico.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)