(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MOSCOU

Trem de carga russo descarrila por 'artefato explosivo' perto da Ucrânia


01/05/2023 13:01

A explosão de um "artefato explosivo", nesta segunda-feira (1), provocou o descarrilamento de um trem de carga em uma região russa próxima à Ucrânia, sem deixar vítimas, informou o governador local.

"Um artefato explosivo não identificado explodiu, provocando o descarrilamento de um trem de carga. Sem vítimas", informou pelo Telegram Alexander Bogomaz, governador da região de Briansk, fronteiriça com a Ucrânia.

Segundo a fonte, o incidente ocorreu em uma ferrovia entre as cidades de Briansk e Unecha. "Os serviços de socorro trabalham no local. A circulação neste trecho está suspensa", acrescentou Bogomaz.

Em nota, a companhia ferroviária estatal russa informou que a locomotiva do trem pegou fogo após descarrilar. "Unidades dos bombeiros estão trabalhando no local", disse.

A companhia informou que, além da locomotiva, sete vagões descarrilaram, e ressaltou que o incidente foi causado pela "intervenção de pessoas externas".

A empresa ferroviária bielorrussa informou, por meio de um comunicado, que o trem acidentado era seu e havia partido da cidade bielorrussa de Gomel rumo a Briansk.

Segundo esta fonte, o artefato explodiu "a 50 metros" do trem. Em imagens exibidas pela mídia local, vê-se a locomotiva e vários vagões em chamas, virados perto dos trilhos.

Belarus, país aliado de Moscou, serve de retaguarda para as tropas russas. Nos últimos meses, tem reportado sabotagens em suas ferrovias, atos pelos quais várias pessoas foram detidas.

A Rússia também sofreu vários atos de sabotagem em bases militares, centros de recrutamento do exército ou ferrovias desde o início da ofensiva contra a Ucrânia, em fevereiro de 2022. Mas esta foi a primeira vez que um descarrilamento é registrado.

No começo de abril, os serviços de segurança russos (FSB) acusaram a Ucrânia e as potências ocidentais de tentarem incitar os russos à sabotagem e à rebelião armada.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)