(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MOSCOU

Rússia nega visita consular a jornalista americano preso


27/04/2023 10:29

As autoridades de Moscou anunciaram nesta quinta-feira (27) que negaram um pedido de visita consular a um jornalista americano preso há um mês na Rússia. A decisão foi tomada em represália à recusa dos Estados Unidos a conceder vistos para jornalistas russos.

"Nós informamos à embaixada dos Estados Unidos que o pedido de visita consular em 11 de maio a Evan Gershkovich, cidadão americano detido por espionagem, foi recusado", afirma um comunicado divulgado pelo ministério de Relações Exteriores da Rússia.

Moscou reclamou no domingo (23) sobre a recusa de Washington a conceder vistos aos jornalistas russos que deveriam acompanhar o chanceler do país, Serguei Lavrov, na segunda-feira e terça-feira em uma visita à ONU, em Nova York.

"Outras possíveis medidas de represália estão sendo elaboradas atualmente e o lado americano será informado", advertiu nesta quinta-feira o ministério russo das Relações Exteriores.

A diplomacia russa afirmou ter convocado um "funcionário diplomático de alto escalão" americana ao ministério para expressar o "protesto" contra "as ações de provocação" de Washington.

Este novo episódio de tensões entre Moscou e Washington acontece poucas semanas após a detenção de Evan Gershkovich, correspondente do Wall Street Journal em Moscou.

As autoridades russas o acusam de "espionagem", o que é negado tanto pelo jornalista como pelas autoridades americanas.

Lynne Tracy, embaixadora dos Estados Unidos na Rússia, visitou o repórter em 17 de abril.

Gershkovich pode ser condenado a uma pena de 20 anos de prisão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)