(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CIDADE DO VATICANO

Mulheres poderão votar na próxima assembleia de bispos de todo o mundo


26/04/2023 13:27

As mulheres terão direito a voto no próximo sínodo ou assembleia de bispos de todo o mundo, uma decisão sem precedentes na história da Igreja Católica, anunciou o Vaticano nesta quarta-feira (26).

A decisão foi aprovada pelo papa Francisco e respeita a política do pontífice argentino de dar mais espaço às mulheres dentro da instituição milenar.

A próxima reunião dos bispos, que acontecerá em outubro, foi convocada para discutir o futuro da Igreja, por isso o papa aprovou uma série de mudanças, incluindo a concessão do direito de voto às mulheres e leigos que comparecerem.

É a primeira vez que tanto as mulheres quanto os leigos não consagrados que participam poderão votar em um sínodo, um direito que era reservado ao clero e que as mulheres reivindicam há muito tempo.

Além dos bispos, arcebispos e outros religiosos eleitos pelas conferências episcopais, poderão votar outros "70 membros (...) que representam os demais fiéis do povo de Deus", indica o documento divulgado pelo Vaticano.

"Metade deve ser de mulheres e, se possível, jovens", diz o texto.

"Ao identificá-los, será necessário levar em conta não só a cultura geral e a prudência, mas também os conhecimentos, tanto teóricos como práticos, assim como a participação, segundo a sua capacidade, no processo sinodal", especifica o documento.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)