(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

Talibãs matam cérebro de atentado no aeroporto de Cabul, noticia imprensa americana


25/04/2023 21:46

O governo talibã matou o suposto mentor do atentado a bomba suicida ocorrido no aeroporto de Cabul durante a retirada das forças americanas em 2021, noticiou a imprensa americana nesta terça-feira (25).

O terrorista agiu no meio da multidão que lotava o perímetro do aeroporto tentando fugir do Afeganistão, em 26 de agosto de 2021. A explosão matou cerca de 170 afegãos e 13 soldados americanos que faziam a patrulha do aeroporto.

O atentado foi um dos mais sangrentos dos últimos anos no Afeganistão e gerou uma onda de críticas ao presidente Joe Biden por sua decisão de retirar as forças americanas do país, quase 20 anos após a invasão americana.

O líder da célula do Estado Islâmico (EI) que planejou o ataque foi morto por autoridades talibãs nas últimas semanas, declarou ao Político um funcionário do alto escalão americano, que não quis ser identificado.

Segundo a fonte, os Estados Unidos não participaram da operação, cuja data não informou. Tampouco identificou o suposto membro do EI que foi morto, mas disse que o alvo "era alguém que continuava sendo um conspirador-chave, um supervisor da conspiração para o EI-K", referindo-se ao Estado Islâmico Khorasan, braço do grupo que atua no Afeganistão e Paquistão.

A inteligência americana trabalha para confirmar o assassinato, indicou a fonte, e o governo Biden se absteve de anunciá-lo até serem comunicadas as famílias dos 13 soldados americanos


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)