(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas HAIA

Fotografia de grávida vítima do bombardeio na maternidade de Mariupol ganha o World Press Photo


20/04/2023 11:21

A fotografia de uma mulher grávida ferida sendo retirada após o atentado russo contra a maternidade de Mariupol, cidade ucraniana, ganhou nesta quinta-feira (20) o primeiro prêmio do prestigiado World Press Photo.

O bebê Miron (que vem da palavra paz) nasceu morto, e sua mãe, de 32 anos, morreu meia hora após o parto.

A imagem capturada por Evgeniy Maloletka, da agência Associated Press (AP), "captura o absurdo e horror da guerra", evidenciando "a morte de futuras gerações de ucranianos", declarou o júri do famoso concurso de fotojornalismo.

O fotografo ucraniano, que disse ter chegado no local uma hora antes da invasão de Mariupol, é um dos poucos que conseguiram documentar o incidente.

"Durante 20 dias, vivemos com os médicos no porão do hospital e em abrigos com cidadãos comuns, tentando mostrar o medo que os ucranianos viviam", testemunhou ele.

Na fotografia premiada, a gestante Iryna Kalinina é transportada em uma maca por cinco homens em meio a prédios destruídos. Com o olhar perdido e a perna ensanguentada, ela toca a barriga.

Esta imagem mostra um "fato histórico profundamente doloroso", estimou o júri.

A cidade portuária de Mariupol, no sudeste, é símbolo da resistência ucraniana. O local foi atacado e bombardeado pelas forças russas por várias semanas, logo após o início da ofensiva em fevereiro de 2022.

O bombardeio contra uma maternidade e um hospital pediátrico da cidade, em 9 de março de 2022, deixou três mortos e ao menos 17 feridos, deflagrando uma avalanche de condenações em todo o mundo.

A princípio, a Rússia negou a responsabilidade do bombardeio.

Mariupol caiu nas mãos dos russos em maio de 2022. De acordo com Kiev, 90% da cidade foi destruída, e cerca de 20.000 pessoas morreram desde então. A União Europeia condenou o atentado como um "grave crime de guerra".

Ao dar à imagem esta plataforma, o júri "espera que o mundo faça uma pausa para reconhecer as intoleráveis realidades desta guerra e refletir sobre o futuro da Ucrânia".

Esta e outras fotografias premiadas serão exibidas a partir de 22 de abril em Amsterdã.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)