(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PARIS

Macron continua sob pressão apesar da aprovação da impopular reforma da Previdência


21/03/2023 09:15

O presidente da França, Emmanuel Macron, permaneceu firme nesta terça-feira (21) em suas posições sobre a impopular reforma da Previdência, depois que a adoção da lei por decreto enfraqueceu o governo e radicalizou os protestos.

O chefe de Estado liberal iniciou uma série de reuniões com a primeira-ministra, Elisabeth Borne, nomes influentes do governo, como o ministro do Interior, Gérald Darmanin, aliados de sua coalizão de centro e figuras importantes da base do governo.

Emmanuel Macron não tem a intenção de dissolver a Assembleia Nacional (Câmara Baixa) ou anunciar uma reforma ministerial, nem de submeter sua reforma a um referendo para apaziguar os protestos, informaram à AFP os participantes de uma das reuniões.

A reação do presidente era muito aguardada. Na segunda-feira, o governo conseguiu sobreviver a duas moções de censura por apenas nove votos de diferença, o que gerou mais protestos, incluindo alguns violentos, que terminaram com quase 300 detidos em todo o país.

"Dizem que os jovens não se mobilizam. Aqui estamos. É pela aposentadoria e pelo restante. É um todo", declarou na segunda-feira à AFP uma estudante que pediu anonimato, durante o protesto em Paris, onde centenas de latas de lixo foram incendiadas.

A derrubada das moções de censura significou a aprovação definitiva do aumento da idade de aposentadoria de 62 para 64 anos e da antecipação para 2027 da exigência de contribuição por 43 anos (contra 42 anteriormente) para o direito a receber pensão completa.

A imprensa destacou, no entanto, que a vitória por apenas nove votos do governo da primeira-ministra Élisabeth Borne "tem sabor de derrota" e o jornal de esquerda Libération aponta uma "crise política" do governo.

- Entrevista -

O presidente, de 45 anos, pretende conceder uma entrevista na quarta-feira às 13H00 (9H00 de Brasília) aos canais de televisão TF1 (privado) e France 2 (público), na véspera de uma viagem a Bruxelas para uma reunião de cúpula com os líderes da União Europeia (UE).

Apesar da aprovação definitiva da reforma, os críticos não desistem: os sindicatos convocaram para quinta-feira uma nova jornada de protestos, um movimento iniciado em janeiro.

Ao mesmo tempo, as paralisações continuam em setores cruciais, como transportes e energia, o que obriga o governo a requisitar novos funcionários devido às toneladas de lixo acumuladas nas ruas de Paris ou à escassez de combustíveis no sudeste da França.

O governo anunciou as primeiras requisições de pessoal no setor de petróleo, na reserva de Fos-sur-Mer (sudeste). As forças de segurança também atuaram durante a madrugada em Donges (oeste) para desbloquear um terminal.

Além da lei para aumentar uma das menores idades de aposentadoria da UE, Macron, reeleito em abril do ano passado em uma disputa de segundo turno com a candidata de extrema direita Marine Le Pen, enfrenta muitas dificuldades para aplicar seu programa reformista durante o segundo mandato, que vai até 2027.

Apesar da incerteza que imperava no noticiário sobre a continuidade de Borne, o porta-voz do governo, Olivier Véran, insistiu que a segunda primeira-ministra na história francesa é a "única" que "pode levar adiante o projeto de governo".

A oposição exige que Macron demita Borne, desista ou submeta a um referendo sua reforma, que é rejeitada pelos sindicatos e por dois terços dos franceses, segundo as pesquisas. Alguns pediram, inclusive, a dissolução da Assembleia Nacional, em vão.

Enquanto aguarda que o Conselho Constitucional anuncie as decisões sobre os recursos apresentados pela oposição contra a reforma, o que adia sua promulgação, Macron defende que o governo se concentre nas próximas reformas e em refletir sobre como mudar sua criticada forma de governar.

Educação, saúde, clima, migração e instituições são alguns temas que o presidente já citou. De acordo com um participante de uma reunião nesta terça-feira, ele pediu "propostas" nas próximas "duas a três semanas" sobre sua agenda de reformas e um cronograma.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)