O atual bicampeão mundial, o holandês Max Verstappen, teve um problema mecânico com sua Red Bull durante a segunda sessão do treino (Q2) e vai largar na 15ª posição.
Verstappen, que tinha dominado as três sessões de treinos livres e o Q1, perdeu potência no Q2 de repente e comunicou pelo rádio que seu carro estava com "um problema de motor".
O holandês, que no início do mês venceu no Bahrein a primeira etapa da temporada, terá que fazer uma corrida de recuperação no circuito de rua de Jidá.
"Senti que o carro estava incrível. É uma pena que Max tenha ficado fora", declarou Pérez sobre seu companheiro de equipe depois da classificação.
Alonso, que aos 41 anos iniciou o ano com um terceiro lugar no GP do Bahrein, acompanhará o mexicano na primeira fila e terá novamente o pódio como seu grande objetivo.
"Um fim de semana bom para nós. O carro rendeu muito bem, vamos ver o que poderemos fazer aqui. Estou confiante, o carro é bom e a corrida é o nosso ponto forte", disse o campeão do mundo em 2005 e 2006.
O monegasco Charles Leclerc, que terminou o Q3 em segundo, a 155 milésimos de Pérez, vai largar em 12º posição devido a uma punição de dez posições no grid por ter substituído um componente elétrico de sua Ferrari no Bahrein.
A segunda fila será ocupada pelo britânico George Russell (Mercedes) e pelo espanhol Carlos Sainz (Ferrari).
O heptacampeão mundial Lewis Hamilton será o sétimo, à frente do australiano Oscar Piastri (McLaren), que conseguiu uma surpreendente oitava posição em sua segunda corrida na F1.
JIDÁ