(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LISBOA

Trabalhadores fazem greve em Portugal para exigir aumento imediato dos salários


17/03/2023 10:08

Escolas, hospitais, serviços financeiros e até coleta de lixo foram interrompidos nesta sexta-feira (17) em Portugal por uma greve de 24 horas para exigir "aumentos salariais imediatos", segundo os sindicatos.

"O descontentamento é geral", disse à imprensa Sebastião Santana, coordenador da frente sindical da administração pública, apelando ao governo socialista para uma resposta "imediata".

Os grevistas exigem "uma desaceleração dos preços dos bens essenciais" para enfrentar a inflação, que foi de 8,2% em fevereiro em relação ao ano anterior, e "tributar os lucros extraordinários" das grandes empresas, segundo um comunicado dos sindicatos.

A greve começou na manhã desta sexta-feira com a coleta de lixo. Escolas e vários serviços administrativos foram igualmente afetados.

O tráfego ferroviário foi novamente afetado por uma greve parcial iniciada há uma semana. Quase 50 viagens de trem foram canceladas entre meia-noite e 8h (horário local), segundo a companhia ferroviária (CP).

Uma manifestação nacional está programada para sábado em Lisboa para exigir "um aumento geral de salários e aposentadorias".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)